Solenidades dos câmpus I, II e VIII encerram ciclo de colações de grau do semestre letivo 2023.2

Solenidades dos câmpus I, II e VIII encerram ciclo de colações de grau do semestre letivo 2023.2
22 de dezembro de 2023

Nesta sexta-feira (22), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) formou oficialmente centenas de novos profissionais dos câmpus I, II e VIII, encerrando uma semana de solenidades que entregou à sociedade mais de mil pessoas graduadas em 58 cursos da Instituição. As cerimônias foram divididas em dois turnos, matutino e vespertino, onde cursos dos câmpus de Campina Grande, Lagoa Seca e Araruna realizaram suas colações de grau.

As solenidades foram presididas pela reitora Celia Regina Diniz, acompanhada da vice-reitora, Ivonildes Fonseca, da professora Vagda Rocha, pró-reitora de Graduação e representantes dos Centro de Ensino. Presentes às cerimônias estavam docentes, técnicos administrativos, estudantes, familiares e, claro, os formandos.

Solenidade matutina
Pela manhã, os representantes de Centro do Câmpus I foram: Ricardo Ferreira Dantas, diretor adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); e Margareth Melo, diretora adjunta do Centro de Educação (CEDUC). Mário Sérgio de Araújo, diretor do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), representou o Câmpus II, Lagoa Secca. João Hugo Baracuy, diretor do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), de Araruna, representou o Câmpus VIII.

Maria da Paz Lemos, jornalista, fotógrafa e técnica administrativa da UEPB foi a paraninfa das turmas concluintes do semestre 2023.2 dos câmpus I e II. O professor Valdecir Alves dos Santos Junior foi o paraninfo das turmas do Câmpus VIII. Mais conhecida por Paizinha, Maria da Paz é servidora da instituição há 48 anos, tendo começado como secretária e depois, formada em Jornalismo, passou a integrar a Coordenadoria de Comunicação da Universidade como fotógrafa.

Valdecir Alves é natural do Maranhão e professor da UEPB desde 2011. É formado em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão, com mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande. Ambos os homenageados, em seus discursos, mencionaram sua origem humilde e o papel dos estudos, de um curso superior e da UEPB em suas vidas.

Paizinha Lemos, com tantos anos como servidora, é considerada “patrimônio” da Instituição. Em seu discurso, começou quebrando o protocolo e falando a frase pela qual é conhecida em toda a Universidade: “o chamego é grande!”. Mencionou que muitos jovens que hoje se formam, talvez tenham passado pelas mesmas dificuldades que enfrentou. Desejou que trilhem os melhores caminhos e alcem grandes voos.

O professor Valdecir começou falando que foi uma grande surpresa ouvir seu nome no rádio, em razão de sua aprovação no vestibular, há vários anos. Foi ainda mais um desafio sair do interior do Maranhão para cursar Matemática na capital. Seguiram-se mais desafios, auxílio de conhecidos e daí, os estudos e a vida acadêmica que, anos mais tarde, o traria de volta à universidade, desta vez, como professor.

Durante a solenidade, a formanda Maria Helena Barreto Barbosa, do curso de Geografia, conduziu a leitura do juramento. A oradora da turma de concluintes foi Amanda Caroline Gomes Ramos, do curso de Letras (Inglês). “A nossa trajetória acadêmica é a narrativa de superação, dedicação e paixão pelo saber, que nos trouxe até aqui”, relatou.

Para a conferência do grau acadêmico, a formanda Maria Clara de Andrade Paiva, do curso de Agroecologia, recebeu, em nome dos colegas, o grau do professor Mário Sérgio de Araújo, diretor do CCAA. O professor Ricardo Ferreira concedeu o grau acadêmico a todos os concluintes do CCSA, recebido simbolicamente pela formanda Iara Rosa do Nascimento, do curso de Ciências Contábeis.

A professora Margareth de Melo conferiu o grau acadêmico a Enicleide Amaro do Nascimento, do curso de Pedagogia, que o recebeu simbolicamente em nome de todos os concluintes do CEDUC. O diretor do CCTS, João Hugo Baracuy, conferiu o grau acadêmico aos concluintes do curso de Engrenharia Civil, Física e Odontologia, representados, respectivamente pelos formandos Benhur Andrade de Medeiros, José de Oliveira e Josinete da Silva Fernandes.

Solenidade vespertina
À tarde, foi a vez das solenidades de colação de grau do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), e Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), todos do Câmpus I, em Campina Grande. A juramentista destas turmas foi Mayara Jéssica Monteiro, do curso de Enfermagem. O orador foi o formando de Direito, Lucas Amadeus Pereira de Souza.

Em seu discurso, Lucas evocou a família, os desafios e lembrou a pandemia. Mesmo estando quase superada, a pandemia marcou profundamente a história de todos que a vivenciaram, algo que teve marcas indeléveis na saúde, na educação e no dia a dia de escolas e universidades.

A conferência de grau foi igualmente feita pelos diretores de Centro e formandos que os representaram. A professora Nícia Stelita da Cruz Soares, diretora do CCBS, conferiu o grau acadêmico à concluinte de Fisioterapia, Beatriz Brandão de Souza e simbolicamente aos demais.

O diretor do CCT, professor Gustavo Henrique Esteves, concedeu o grau acadêmico a todos do Centro, representados pela concluinte de Estatística, Gislânia Cauanny Silva Souza. O professor Ricardo dos Santos Bezerra, diretor do CCJ, conferiu o grau acadêmico à concluinte de Direito, Adrienny do Nascimento Pereira, que o recebeu em nome dos colegas.

A professora Vagda Rocha, pró-reitora de Graduação, afirmou em seu discurso que neste dia, a UEPB formava mais de mil profissionais habilitados nas mais diversas áreas. Como mencionou um dia antes, em reunião do Consuni, a vice-reitora Ivonildes Fonseca, “a UEPB entrega a sociedade – e não somente ao mercado – novos profissionais, por a Instituição não forma profissionais somente para o mercado, mas para adquirir conhecimentos de forma geral, inclusive para exercer sua profissão devidamente”, afirmou.

A pró-reitora mencionou que a Universidade possui 58 cursos de graduação, porém se considerarmos ofertas em diferentes turnos, esta oferta sobe para mais de cem. A professora Vagda lembrou que a UEPB não é somente socializadora, mas produtora de conhecimento. Produz ciência, pesquisa, patentes. É instituição pública, gratuita e de qualidade – características ainda raras no país. Dentre as tantas faculdades de nível superior do país, uma pequena porcentagem é de universidades públicas.

A professora Celia Regina, em seu discurso, afirmou que considera a colação de grau como a maior prestação de contas da UEPB em relação à sociedade. A gestora fez seu agradecimento aos familiares e amigos dos formandos pelo apoio. “Vocês são exemplos de garra e perseverança. E ainda tiveram que enfrentar a pandemia de covid-19. Tenho certeza de que deixarão suas marcas positivas na sociedade. Chegou o momento de enfrentarem novos desafios, sejam no exercício de suas funções ou na continuidade dos seus estudos”, concluiu a reitora.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Natália Passos (Divulgação)