Trabalhos do curso de Estatística conquistam 1º e 2º lugares em evento internacional na UFPE

5 de dezembro de 2023

Conquista, reconhecimento, talento e criatividade. Dois professores e três discentes do curso de Estatística da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) conquistaram o 1º e 2º lugares na modalidade pôster no 1º Workshop on Applied Statistics and Stochastics Process (WSSP), evento internacional realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.

Os docentes Ricardo Olinda e Tiago Almeida foram premiados conjuntamente aos discentes Ramon Tavares, Giulber Valentim e Gabriel Peixoto. O Workshop foi realizado de 29 de novembro a 1º de dezembro, no Centro de Ciências Exatas e Naturais da UFPE. O evento contou com a participação de pesquisadores renomados da área de Estatística, como o criador da metodologia GAMLSS, Mikis Stasinopoulos, além de trabalhos de mestrado e doutorado.

O primeiro lugar teve como tema “Avanços na Análise e Modelagem de Séries Temporais com Ênfase em Inteligência Artificial e Redes de Memória de Longo e Curto Prazo”, de autoria dos estudantes Ramon Tavares e coautoria de Gabriel Peixoto, e orientação do professor Ricardo Olinda. Já o segundo lugar foi o trabalho “’Uso de data augmentation no balanceamento de base de imagens de raio-X para classificação usando rede neural convolucional”, de autoria de Giulber Valentim e o Tiago Almeida.

O professor Tiago Almeida destacou a relevância da premiação e lembrou que a UFPE possui um dos melhores programas de pós-graduação em Estatística do Brasil, reconhecido sabidamente na área com nota 5 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O docente faz parte do Programa de Desenvolvimento Regional da UEPB, enquanto o professor Ricardo Olinda integra o Programa de Saúde Pública da Instituição.

O 1º WASSP teve como objetivo criar um ambiente amigável e solidário para trocar experiências e discutir a presença da mulher na Estatística, a fim de definir algumas estratégias que ajudem a ter uma maior participação da liderança feminina no desenvolvimento e divulgação da ciência.

Texto: Severino Lopes