UAMA promove colóquio que visa conscientizar e combater a violência contra pessoas idosas

7 de junho de 2021

A data 15 de junho foi estabelecida como Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Neste dia, a Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove o Colóquio “Violência contra a pessoa idosa: desafios, perspectivas e a importância da conscientização para ações de enfrentamento e combate”. O evento será transmitido pelo canal Rede UEPB no YouTube, às 16h.

O colóquio será mediado pelo professor Mano Freire, gestor da Coordenadoria Institucional Especial para a Formação Aberta à Maturidade (CIEFAM) e contará com dois participantes. Sara Jane Cerqueira Bezerra é mestre e professora da Universidade Estadual de Alagoas (UEAL), onde também é coordenadora do Programa de Extensão Terceira Idade na Universidade. Rodrigo Caetano Arantes é membro da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) e doutor em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde realizou pesquisa sobre envelhecimento.

O 15 de junho foi instituído como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Desde 2006, o dia é reafirmado com realização de campanhas por todo o mundo. Denúncias podem ser feitas pelos dos canais do Disque 100 e dados revelam que só no primeiro semestre de 2021, mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos foram registrados contra o idoso no país. Para enfrentar esse tipo de violência, a campanha nacional deste ano terá o tema “Fortalecendo as redes de proteção de direitos”.

Texto: Juliana Rosas