UEPB conquista aprovação de Doutorado Acadêmico na área de Ensino em parceria com IES nordestinas

15 de julho de 2020

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) obteve a aprovação de mais um programa de Doutorado Acadêmico, desta vez na área de Ensino. A proposta aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal em Nível Superior (Capes) foi a do Curso de Doutorado Acadêmico em Rede Nordeste de Ensino (Renoen), desenvolvida em parceria com outras seis instituições de ensino superior.

Integram a Rede, além da UEPB, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Câmpus Vitoóia da Conquista (UESB).

Com esta aprovação, a UEPB passa a contar com oito programas de Doutorado. Ao parabenizar os docentes do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática por mais esse êxito, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Instituição, professora Maria José Lima, destacou que esse programa visa superar as assimetrias regionais em um processo de cooperação entre os programas de mestrado já existentes e objetiva possibilitar o acesso à formação em nível de excelência a mestres que não podem se afastar de suas atividades, por motivo de trabalho.

A criação do programa também possibilitará a construção e consolidação dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em cada Estado participante da Renoen, promovendo a melhoria na qualidade do ensino e da pesquisa na região Nordeste. O Doutorado Acadêmico em Rede Nordeste de Ensino tem um processo de cooperação entre os programas de Mestrado já existentes e deve iniciar suas atividades após a autorização para funcionamento pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação (MEC).

Texto: Tatiana Brandão