UEPB e comitiva chinesa discutem ampliar cooperação na construção de Observatório Astronômico da Instituição

18 de outubro de 2022

Pesquisas espaciais de ponta, investimento em ciência e tecnologia e relações internacionais estreitadas. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deve avançar no termo de cooperação com o NSSC (National Space Science Center) da Chinese Academy of Sciences (CAS) para a ampliação das pesquisas espaciais e os estudos atmosféricos bem no Semiárido paraibano. Para isso, a Reitoria recebeu, na manhã desta quarta-feira (18), a visita de uma comitiva chinesa que veio discutir a possibilidade de expansão da parceria já existente entre as instituições.

A missão da equipe foi debater a possibilidade da UEPB ampliar o Observatório Astronômico da Instituição que está sendo construído na cidade de Juazeirinho, e com isso permitir a observação da alta atmosfera em convênio com a China e outros países. A reunião, realizada no Gabinete da Reitoria, contou com a presença da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca; do chefe de Gabinete, professor Luciano Albino; dos professores do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) Fernando Bertoni e Lourivaldo Mota Lima; além da pró-reitora adjunta de Pós-Graduação, Nadja Oliveira; da pró-reitora de Infraestrutura, Alessandra Teixeira; e da professora Luciana Rodrigues.

Durante a reunião, Sheila Huang e Liu Zhengkuan, representantes do NSSC (National Space Science Center) da Chinese Academy of Sciences (CAS), fizeram uma exposição do trabalho desenvolvido pela instituição chinesa no campo da pesquisa espacial, e destacaram a importância da ampliação do termo de cooperação com a UEPB. Sheila Huang explicou que o objetivo da missão da equipe é aproveitar as condições climáticas favoráveis no local onde o Observatório Astronômico da UEPB está sendo instalado, e o potencial existente na Universidade para expandir o campo de pesquisa. A ideia é instalar novos e modernos equipamentos no Observatório.

O professor Lourivaldo Mota Lima explicou que a cooperação, iniciada em 2018, tem avançado, visto que já foi iniciado a construção do edifício em Juazeirinho para abrigar o telescópio que tem como objetivo acompanhar ou monitorar os detritos espaciais e a observação de asteroides. “Essa visita dá continuidade a cooperação. No entanto, vai além, porque agora nós estamos com a perspectiva de instalação de novos instrumentos para observação da alta atmosfera, a partir de convênios com a China e outros países”, explicou.

O professor Fernando Bertoni também destacou a importância da expansão da parceria. Segundo ele, a proposta de instalação de novos instrumentos vai permitir um avanço nas pesquisas com o monitoramento da atmosfera e das atividades solares. “A UEPB está aumentando o leque de atividades desta cooperação”, disse.

A vice-reitora Ivonildes Fonseca, agradeceu a visita dos dois chineses e garantiu que a UEPB empreenderá todos os esforços para o êxito desta parceria. “A Reitoria vai empreender todos os esforços para que consigamos êxito nesta proposta. E gostaria de ressaltar que o trabalho na UEPB é em equipe e de forma articulada. Essa articulação garante que o nosso caminho será no sentido de que possamos alcançar esse objetivo, não só na proteção do Observatório, mas na operacionalização deste equipamento”, destacou.

Ela enfatizou que a UEPB vai alcançar com essa cooperação um patamar muito importante no campo da ciência, que começa na geofísica e vai se desdobrando para outros campos do conhecimento, inclusive na área da saúde. A construção do Observatório Astronômico que colocará a UEPB no campo das pesquisas especiais e no desenvolvimento de estudos atmosféricos, está sendo construído em Juazeirinho. O próximo passo será a construção das bases onde serão instalados os telescópios. Um dos telescópios já chegou e está armazenado em um espaço da prefeitura. Esse equipamento vai observar os asteroides, enquanto o outro, mais moderno, vai observar os detritos espaciais que são os restos dos satélites que estão em órbita no espaço.

O Observatório Astronômico da UEPB faz parte de uma parceria que a Instituição vem desenvolvendo com o NSSC (National Space Science Center) da Chinese Academy of Sciences (CAS), na China. Um dos responsáveis pelo projeto, o professor Fernando Bertoni, lembrou que os equipamentos e custos da obra serão financiados pela Instituição chinesa. Quando estiver em funcionamento, o Observatório Astronômico da UEPB permitirá que estudantes, professores e pesquisadores façam o monitoramento de fenômenos que podem ter impacto no meio ambiente terrestre e em sistemas de engenharia, visando possibilitar a realização de estudos na área de clima espacial, relações Sol-Terra, entre outros aspectos ambientais.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Lais Sousa (Estagiária)