UEPB é contemplada em edital da FAPESQ e oferecerá cota maior de bolsas de Iniciação Científica em 2022

12 de abril de 2022

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi uma das instituições contempladas com o edital da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) para concessão de bolsas de Iniciação Científica. De acordo com o resultado do edital publicado nesta segunda-feira (11), foi aprovado o aporte de 88 novas bolsas destinadas aos estudantes egressos da Rede Pública do Estado da Paraíba regularmente matriculados em cursos de graduação.

De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime Mendonça Júnior, com esse incremento o número de bolsas a ser ofertado nos editais de iniciação científica da UEPB, que além dos investimentos da FAPESQ, conta com financiamento do CNPq e de recursos próprios, deve ser superior às bolsas dos anos anteriores.

“É com muita felicidade que recebemos mais essa boa notícia para nossa Instituição, que permitirá pela primeira vez, que o nosso edital de Iniciação Científica ultrapasse o número de 600 cotas de bolsas. Em 2020 tínhamos 520 bolsas disponíveis, no ano passado com o aporte das bolsas da FAPESQ esse número aumentou para 573, e agora, em 2022, lançaremos edital com 611 bolsas. Esse resultado reafirma o compromisso da gestão da UEPB com a pesquisa, no entendimento que é na Iniciação Científica que se inicia a formação dos pesquisadores. Além disso, demonstra que a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, através da FAPESQ também tem esse mesmo entendimento, e investe cada vez nas Instituições de Ciência e Tecnologia do Estado”, explica Francisco Jaime.

As bolsas da FAPESQ, no valor de R$ 400 mensais, são destinadas a estudantes que estejam regularmente matriculados no 1º ou 2º período de seus cursos. O objetivo desta iniciativa é estimular estudantes do Ensino Superior às práticas de pesquisa científica, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico e a difusão da ciência; introduzir e disseminar a pesquisa nos cursos de graduação, possibilitando maior articulação entre a graduação e a pós-graduação; estimular pesquisadores produtivos a envolver estudantes dos cursos de graduação nas atividades de iniciação científica; contribuir para a formação de pessoas para a pesquisa; estimular a formação e a consolidação de grupos de pesquisa, dentre outros aspectos.

Segundo o professor Francisco Jaime, o edital que deve regulamentar a concessão de bolsas de iniciação científica na UEPB com todas as regras deve ser divulgado em maio. Acesse o resultado do edital da FAPESQ aqui.