UEPB é destaque em ranking das 50 instituições com maiores depósitos de propriedade intelectual

30 de janeiro de 2024

Pelo segundo ano, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Inovatec), ganhou destaque no ranking das Instituições de Ensino Superior (IES) que mais investem em tecnologia e inovação. Este resultado, fruto do desenvolvimento de softwares e programas de computador, além do uso de tecnologia e inteligência artificial, fez com que a UEPB alcançasse a 34ª posição, com 17 patentes depositadas, e 38º com 17 programas de computador reconhecidos.

Esses dados são do ranking divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que traz informações dos depositantes brasileiros das universidades, institutos de pesquisa e pessoas físicas. Dentre as áreas que mais contribuíram para que a UEPB entrasse nesse ranking, as pesquisas em Farmácia e Odontologia merecem destaque. A produção tecnológica e inovadora deve contribuir para que a Universidade suba ainda mais no próximo ranking do INPI, uma vez que, até o momento, a Inovatec tem vários pedidos de patentes em análise pelo Instituto.

Para a coordenadora da Propriedade Intelectual da UEPB, professora Simone Silva dos Santos Lopes, “o destaque da Universidade nesse ranking representa o resultado de um longo percurso de trabalho coletivo desenvolvido entre a Inovatec, professores, pesquisadores, estudantes e técnicos administrativos. Nós parabenizamos todos os atores e autoras envolvidos nesta conquista, e em 2024 lutaremos para alcançar resultados ainda maiores do que os divulgados essa semana”, comemorou a professora.

A UEPB entrou pela primeira vez no seleto grupo dos maiores depositantes residentes de patentes de invenção em 2020. Isso graças ao desempenho de 2019 quando a Universidade conseguiu registrar 11 patentes, ficando na posição 48 do grupo. Recentemente, a Inovatec entregou duas cartas patentes aos inventores da UEPB, o que significou a culminância de um longo trabalho de 10 anos na área de proteção das tecnologias avaliadas pelo INPI.

Para ter mais informações sobre o ranking, clique AQUI. A lista com o resultado completo divulgado pelo INPI pode ser acessada neste LINK.

Texto: Severino Lopes