UEPB e instituições parceiras promovem atividades on-line em celebração ao Dia do Arquivista

19 de outubro de 2021

Celebrado em 20 de outubro, em referência à data em que foi apresentada na assembleia nacional constituinte de 1823 a proposta de criação de um Arquivo Público no Brasil e que, em 1971, foi criada a Associação dos Arquivistas Brasileiros, o Dia do Arquivista configura-se como um marco para a consolidação desse campo de atuação profissional e reafirmação de conquistas e direitos.

E com o objetivo de promover ações alusivas à data, o bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com o Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA), curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB), Grupo de Estudos Arquivísticos (GEArq), Fundação Casa de José Américo (FCJA), Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil (FNARQ), promovem diversas atividades nos dias 20, 21 e 23 de outubro.

Nesta quarta-feira, (20), às 10h, no canal do TRE-PB será realizada uma mesa que apresentará o percurso de construção do plano de classificação do arquivo do TRE-PB, com a participação de Laura Amorim, Maria Lúcia Marques e Irene Fernandes, que acompanharam esse trabalho. A atividades será mediada por Gabriela Garcia.

Às 16h30 será realizada, no canal do Projeto SESA on-line uma exposição sobre a pesquisa em Arquivologia. Na oportunidade serão apresentados o “Grupo de Pesquisa Arquivologia e Sociedade”, coordenado pelos professores da UEPB Eliete Correia dos Santos e Josemar Henrique de Melo; “Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio (GECIMP)”, que é liderado pelas docentes da UFPB Bernardina Freire e Ana Córdula; “Grupo de estudos e pesquisa em epistemologia arquivística (GEPE-ARQ)”, que tem como líderes as professoras da UFPB, Danielle Alves e Claudialyne Araújo e o grupo “Estudos arquivísticos em documentos e registros digitais (EADRD)”, que é liderado pelas docentes da UFPB Julianne Teixeira e Maria Meriane Rocha. Também será realizado o lançamento do endereço eletrônico “Pesquisas arquivísticas brasileiras”, sob a responsabilidade das docentes Maria Meriane Rocha e Adelaide Casimiro. As atividades serão mediadas pela representante da FCJA e GEARQ Lúcia Guerra.

Ainda nesta quarta-feira (20), às 19h30, no canal do Grupo de Estudos Arquivísticos será realizada a mesa que discutirá a lei 8.159 de 1991, conhecida como Lei de Arquivo. Participam do debate a integrante do FNARQ Izabela Maluf, o professor da UFPB e membro do Conarq, Luiz Eduardo Silva e o representante do Conarq Vanderlei Batista. A atividade será mediada pelo professor Josemar Henrique de Melo.

Na quinta-feira, (21), às 19h, no canal Arquivologia Remota UFPB  será realizada a mesa sobre a relação entre a extensão e a arquivologia, na qual serão apresentados relatos de ações extensionistas realizadas na UEPB e UFPB. A atividade será mediada pela professora Ana Córdula.

A programação será encerrada no sábado, (23), às 8h30, no Parque Solón de Lucena, com a ação do projeto de extensão “Pedipaper SESA: conhecer João Pessoa com desporto, educação cultural e ambiental”, que é vinculado ao curso de Arquivologia da UEPB. A ação visa possibilitar o conhecimento da cidade de João Pessoa de forma lúdica, unindo atividades educativo-culturais sobre o centro histórico da capital à prática desportiva. Para participar do evento “Peddy-paper” é necessário realizar a inscrição via formulário eletrônico, uso de máscaras e apresentação do comprovante de vacinação de Covid-19 com, pelo menos, a primeira dose.

Texto: Juliana Marques