UEPB e UFPB promovem Simpósio de Química Medicinal com palestrantes referências do Brasil e da França

10 de outubro de 2023

Com o objetivo de integrar pesquisadores brasileiros e franceses atuantes na grande área da Química Medicinal, que abrange pesquisas em diversas áreas do conhecimento, em especial a de Ciências Médicas, Farmacêuticas, Químicas, Biológicas, Biotecnológicas, Computacionais, entre outras, será realizado entre os dias 26 e 28 de outubro, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o 2º Simpósio Brasil França de Química Medicinal.

Compõe a programação do evento palestras com renomados palestrantes da Université de Nantes, na França; e de seis Estados brasileiros (São Paulo, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas), além de apresentação de pôsteres. As inscrições são realizadas na página do evento: https://doity.com.br/2nd-brazil-france-symposium-on-medicinal-chemistry.

O evento, que será presencial, é organizado pelos coordenadores do projeto do Centro de Excelência em Design de Moléculas de Interesse Farmacológico para Doenças Negligenciadas, vinculado ao Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (Pronex) da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e Desenvolvimento de novas moléculas com potencial anti-leishmania, que integra o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Essa iniciativa também é apoiada por quatro Programas de Pós-graduação em: Ciências Farmacêuticas (PPGCF/UEPB) e Química (PPGQ/UEPB), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Produtos Bioativos Naturais e Sintéticos (PPGPNSB/UFPB) e Química (PPGQ/UFPB) da UFPB.

De acordo com o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa e um dos organizadores do evento, professor Francisco Jaime, um dos objetivos desse Simpósio é ampliar as possibilidades de interação e colaboração entre Universidades Brasileiras e Francesas, contribuindo para a Internacionalização em particular dos Programas de Pós-graduação, e permitindo o estabelecimento de novos projetos em parceria, que permitam a troca de experiências e a futura mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores. Além disso, o foco serão as abordagens recentes na concepção e descoberta de drogas para doenças negligenciadas e infecciosas.

Para mais informações AQUI.

Texto: Juliana Marques