UEPB, FAPESQ e PaqTcPB assinam acordo de parceria e termo de outorga para projetos dos Centros Multiusuário

9 de maio de 2022

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FAPESQ) e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), assinaram em solenidade realizada no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, o acordo de parceria e os termos de outorga para os projetos aprovados no segundo edital para os projetos integrantes dos Centros Estaduais de Infraestrutura Científica e Tecnológica de Caráter Multiusuário (CEICTM) da UEPB. Ao todo, 10 projetos, sendo cinco deles novos, receberão investimentos no valor total de R$ 10 milhões para desenvolverem pesquisas em diversas frentes de atuação científica.

A reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz, destacou a importância da parceria entre as três instituições, para que o Estado da Paraíba siga crescendo no que diz respeito às pesquisas que envolvem ciência, tecnologia e inovação. De acordo com ela, todos esses projetos contemplados acrescentarão muito na melhoria de várias áreas de atuação dos pesquisadores paraibanos. “Este é um momento de celebração pelo aporte financeiro que o Governo do Estado tem dado aos projetos de pesquisa da nossa Universidade. Todos esses projetos fortalecerão os trabalhos executados na nossa Instituição, fazendo com que a pós-graduação possa contribuir ainda mais para o crescimento do nosso Estado”, disse a reitora.

O presidente da FAPESQ, Roberto Germano, seguiu a mesma linha de raciocínio da reitora, e ainda elencou que este investimento do Governo do Estado trará condições melhores para a formação dos estudantes da Universidade, uma vez que os núcleos de pesquisa ganharão um investimento considerável para a realização das suas atividades. “O Governo do Estado, através da FAPESQ, vem repetindo esta iniciativa de oferecer este segundo edital para os núcleos de pesquisa da UEPB. Isso fortalecerá a pesquisa na Universidade, e consequentemente, uma melhor formação para os estudantes da nossa UEPB”, destacou.

Um dos pesquisadores contemplados neste edital de fomento à pesquisa, tecnologia e inovação foi o professor do Centro de Ciências Humanas e Agrárias, Josemir Moura Maia, coordenador da pesquisa “Consolidação de um ambiente multiusuário de inovação e empreendedorismo para atendimento à comunidade e fortalecimento do ecossistema de inovação paraibano”. Esta proposta tem como objetivo atingir estudantes que têm interesse de desenvolver startups, com uma estrutura voltada para o Coworking. “Um dos nossos diferenciais é que não apenas Campina Grande será contemplada, nós também teremos unidades instaladas em João Pessoa e em Catolé do Rocha para que nessas unidades, além do Coworking, também tenhamos um ambiente de teleconferência para trabalharmos com cursos, seminários e capacitação, sendo tudo isso on-line”, explicou o professor.

Também participaram da solenidade de assinatura do acordo de parceria entre UEPB, FAPESQ e PaqTcPB, todos os coordenadores do projetos contemplados pela iniciativa, bem como a vice-reitora da UEPB, professora Ivonildes Fonseca; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime; e a professora Nadja Oliveira, pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa e também diretora técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. Confira abaixo a galeria de fotos da solenidade.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti