UEPB firma adesão com a Fundação Oswaldo Cruz e vai oferecer Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família

2 de julho de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) acaba de oficializar adesão ao Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE), Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu oferecido por uma rede nacional constituída de 25 Instituições de Ensino Superior, lideradas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O programa visa, entre outros, a consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde, à Gestão em Saúde e à Educação. O edital de seleção será lançado neste segundo semestre de 2021.
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UEPB recebeu nesta última quinta-feira (1º) o termo de oficialização da adesão. O pró-reitor, professor Francisco Jaime Bezerra afirmou que esta é uma parceria bastante relevante para a Instituição, uma vez que um curso de Pós-Graduação da UEPB se junta a uma rede de instituições de excelência, a exemplo da Fiocruz.
O professor Francisco Jaime relata que as articulações que chegaram a esta adesão começaram no ano passado, a fim de aprimorar os cursos de Pós-Graduação na área de Saúde da Universidade. A partir disso, surgiu também uma aproximação com a recém-criada Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), gerida pela Secretaria de Estado da Saúde, com a contribuição da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). O pró-reitor contou que em breve será realizado um evento sobre Saúde Pública com participação da UEPB, ESP-PB e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
“Os coordenadores pedagógicos da Fiocruz mostraram-se bastante receptivos à nossa integração à rede e apreciaram este modelo de integração entre academia e Estado”, comentou o professor Francisco Jaime.
O PROFSAÚDE foi apresentado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e aprovado em 2016. O programa conta com a retaguarda do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e tem como instituições demandantes e financiadoras o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. Atualmente, a rede nacional liderada pela Fiocruz conta com 25 instituições, de 17 estados.
Este mestrado profissional é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado na modalidade de ensino a distância, com previsão de encontros presenciais. As Instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do PROFSAÚDE são denominadas instituições associadas e são responsáveis pela execução do curso. A PRPGP informa que com esta associação, a UEPB passará a oferecer pela primeira vez um mestrado profissional na modalidade a distância.
Texto: Juliana Rosas