UEPB participa de reunião para discutir Convenção de Cooperação Universitária Internacional

22 de fevereiro de 2024

Conectada com a internacionalização a ser implementada por meio das Instituições de Ensino Superior (IES), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está envolvida na formatação de mais uma Convenção de Cooperação Universitária Internacional. Para isso, no último dia 19 de fevereiro na cidade de Barcelos, Portugal, o diretor adjunto do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), professor Luciano Nascimento Silva, em representação à atual gestão do diretor Ricardo Bezerra, participou de reunião com a direção geral do Instituto Politécnico do Cávado (IPCA) e do Ave (Polytechnic University of Cavado and Ave), em Portugal. A atividade foi realizada para tratar da confecção final do texto de uma Convenção de Cooperação Universitária Internacional.

A reunião aconteceu na sede do Campus I do IPCA, na cidade de Barcelos, norte de Portugal, com a presença da presidente do IPCA, a professora Maria José Fernandes; da vice-presidente para Internacionalização, Comunicação e Cultura do IPCA, a professora Paula Tavares; e do professor Gonçalo Nicolau Cerqueira Sopas de Melo Bandeira, adjunto do Departamento de Direito do IPCA. O encontro teve a finalidade de concluir com o modelo redacional estampado na minuta de cooperação internacional a ser firmada entre a UEPB e o IPCA.

Como tradução de primeira iniciativa no âmbito da cooperação universitária internacional entre a UEPB e o IPCA, está programada uma Edição Especial da Revista Dat@Venia do CCJ/UEPB (https://revista.uepb.edu.br/Datavenia), com textos exclusivamente de Docentes do IPCA, Portugal, estudos de natureza multidisciplinar, que engloba Direito, Administração, Ciências Contábeis.

Em missão institucional, o professor Doutor Luciano Nascimento Silva, realizou duas conferências internacionais no Departamento de Direito para os estudantes de graduação, sobre os temas “O Juiz das Garantias e o Processo Penal Acusatório Brasil/Portugal” e “O Alienista de Machado de Assis e a Investigação Criminal Lava Jato – psiquiatria e punitivismo penal”. O evento teve a participação do professor Gonçalo Nicolau Cerqueira Sopas de Melo Bandeira, Adjunto do Departamento de Direito do IPCA.

Em outra atividade, realizada no dia 20 na cidade do Porto, o professor Luciano Nascimento Silva, proferiu outra conferência internacional na Universidade do Porto, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, sobre o tema O Ensino Jurídico Superior no Brasil – estrutura, complexidade e função, no âmbito do encontro do Sindicato dos Docentes da Universidade do Porto, Portugal.

O professor Luciano lembrou que a internacionalização é uma das pilastras da política do ensino superior pelas IES, visto que trata-se de política educacional presente nas comunicações do Ministério da Educação (MEC), na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Texto: Severino Lopes