UEPB realiza solenidade de Colação de Grau Especial para mais de 130 formandos do semestre letivo 2021.2

31 de maio de 2022

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), realizou na manhã desta terça-feira (31) a solenidade de Colação de Grau Especial para os formandos do semestre letivo de 2021/2. A assembleia solene, presidida pelo pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, que representou a reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz, foi realizada de forma híbrida, no auditório do curso de Psicologia, Câmpus I, com transmissão ao vivo pelo Canal Rede UEPB no YouTube.

Mais de 130 formandos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura dos Câmpus de Campina Grande, Monteiro, Lagoa Seca e Guarabira, além dos concluintes de Geografia em EaD participaram da solenidade. O formando Aldair José Barbosa da Silva, do curso de Direito, prestou o juramento em turma tendo as suas palavras repetidas pelos mais de 80 concluintes que participaram da solenidade de forma presencial. Os demais acompanharam pela sala virtual aberta pela PROGRAD.

A exemplo das demais assembleias solenes, a UEPB prestou uma homenagem a todos os professores, técnicos e estudantes vítimas da covid-19, escolhidos como paraninfo geral das turmas. Em seu discurso, o professor Eli Brandão parabenizou os formandos pela conquista e agradeceu a todos os profissionais da UEPB envolvidos na solenidade e que não mediram esforços para que o evento acontecesse. Ele lembrou que estas solenidades do semestre 2021.2, têm sido marcadas pela transição do período de aulas predominantemente remotas para o retorno das atividades presenciais.

Sempre com muito otimismo, o pró-reitor de Graduação lembrou que os formandos chegaram a reta final dos cursos, ainda no contexto da pandemia, e que nesse período difícil a UEPB não mediu esforços para minimizar os danos do vírus e garantir que os estudantes tivessem acesso às aulas. Para isso, publicou diversos editais de monitorias, editais de conectividade, além de ter garantido a manutenção de todas as bolsas de assistência estudantil.

“Nós tínhamos a convicção quando começou a pandemia, que não era possível realizar tudo o que era necessário, mas nós tínhamos a clareza e o compromisso de realizar tudo o que fosse possível. Assim foi feito e assim podemos enfrentar todos. Só foi possível esse momento graças a esses esforços da UEPB que foram empreendidos”, destacou.

Em uma espécie de prestação de contas, o professor enfatizou que o momento era de conquista, de reflexão e esperança de novos tempos. Celebração pela vitória da ciência com as vacinas contra o obscurantismo do negacionista, realização do sonho de cada formando e formanda e celebração da UEPB, que está entregando à sociedade profissionais qualificados.

A solenidade prosseguiu com a aguardada cerimônia de conferência do grau acadêmico. A formanda Maria Eduarda de Santana Bezerra, do curso de Ciências Biológicas, recebeu o grau acadêmico em nome da turma, conferido pelo professor Eli Brandão. Após o encerramento, os novos profissionais assinaram a ata de colação de grau, no último ato da jornada na Instituição.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos