UEPB sedia 19º Fórum Universitário do Mercosul que tem como tema integração em tempos de desglobalização

14 de agosto de 2023

Com uma presença consolidada em eventos nacionais e internacionais da área, o curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sediará, entre os dias 22 e 24 de novembro, no Câmpus de João Pessoa, o 19º Fórum Universitário Mercosul (FoMerco). O envio de resumos para serem apresentados durante o evento, que terá o tema “Integração em tempos de desglobalização”, deve ser realizado até o dia 3 de setembro. As inscrições para o evento ocorrem na página do Congresso.

A programação do evento conta com minicursos, conferências, mesas de diálogo, reuniões e apresentações de trabalhos nos seguintes eixos: “Território, fronteira, migrações e Direitos Humanos”; “Movimentos sociais, democracia e conflitos socioambientais”; “Integração e cooperação econômica regional”, “Integração política: convergências e divergências”; “Classes Sociais, Estado e Integração Regional na Periferia Capitalista”; “Estado e atores institucionais da integração regional”; “Comunicação, informação e poder”; “Ideias, intelectuais e paradigmas: as trajetórias do pensamento Latino-Americano”; “Políticas públicas, desenvolvimento e integração”; “Universidades, integração e desenvolvimento regional”; “Culturas, dinâmicas nacionais e relações internacionais”; “Segurança, defesa e política externa”; “América Latina e o Sul Global: novas abordagens, velhos problemas”.

O FoMerco é uma rede de pesquisadores de distintas nacionalidades que se reúnem a cada dois anos com o propósito de discutir e analisar as implicações, as trajetórias, os problemas e os avanços relativos ao processo de integração latino-americana. O Fórum busca refletir sobre a integração nestas primeiras décadas do século XXI, que possa incidir sobre a continuidade, a correção de rota e os ajustes das políticas públicas que promovam e consolidem a agenda da integração como instrumento efetivo de autonomia e desenvolvimento da região. Em suma, o FoMerco tem como missão produzir, articular e divulgar conhecimento para aperfeiçoar a agenda das políticas públicas de integração no continente americano.

Os pesquisadores no FoMerco perseguem o objetivo de entender o alcance de uma integração ampliada, que associa os critérios diplomáticos e econômico-comerciais a uma pretensão simultaneamente política, social e cultural, e que abrange múltiplos organismos regionais, dentre os quais somam-se ao Mercosul, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Sul-Americana das Nações (Unasul).

Desde a criação do FoMerco, em 2000, o Evento já passou por todas as regiões do Brasil, além de ter sido sediado no Paraguai, Uruguai e Argentina, e esta será a primeira vez que é realizado na Paraíba. Além de participantes de Relações Internacionais, o Evento congrega pesquisadores de Sociologia, Antropologia, Direito, Economia, Ciência Política e História, com interesse na temática da integração da América Latina.

De acordo com o coordenador adjunto do curso de Relações Internacionais da UEPB e atual presidente do FoMerco, professor Filipe Reis, a UEPB mantém uma relação de parceria com o FoMerco, seja por meio da participação nos Congresso ou na efetivação de convênios. “Em 2015, quando o Congresso foi realizado em Assunção, no Paraguai, a UEPB fretou um ônibus para levar nossa delegação com 32 estudantes de Relações Internacionais. Além disso, a Editora da UEPB (EDUEPB) já publicou um livro organizado pelo FoMerco. São iniciativas que reforçam o vínculo entre UEPB e o referido Fórum”, avalia.

Simulação da União Europeia no Brasil

Com a perspectiva de possibilitar uma formação prática aos discentes do curso, o bacharelado em Relações Internacionais da UEPB tem promovido diversos eventos para dialogar sobre temáticas emergentes na área. Nesse sentido, além do FoMerco, diversas ações têm sido empreendidas de forma individual ou em parceria com outras entidades. É o caso da Simulação da União Europeia no Brasil (SUEB), que foi realizada, de forma pioneira na Paraíba, nos dias 27 e 28 de julho, com o tema “Política Europeia de Migração e Asilo”.

Coordenado pela professora do curso de Relações Internacionais da UEPB, Luiza Rosa de Lima, o evento contou com a participação efetiva de discentes da graduação em Relações Internacionais e de outras instituições do Nordeste. Segundo a estudante do 6º período de Relações Internacionais da UEPB e secretária geral do Evento, Ada Gomes, essa Simulação é uma oportunidade de estudantes latino-americanos terem contato com o método de funcionamento da União Europeia, além de desenvolver uma prática desse escopo que muitas vezes é distante da realidade vivenciada por eles.

A SUEB é uma iniciativa da União Europeia que busca expandir seus valores e princípios para os estudantes do ensino superior brasileiro, fornecendo a oportunidade única de vivenciar de perto como funciona o processo decisório das instituições da União Europeia. Esse ano, o evento foi realizado em 7 estados brasileiros.

Texto: Juliana Marques