Universidade Estadual abre seleção para Programa Bolsas Carrefour concedidas a estudantes cotistas negros

13 de setembro de 2023

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-reitoria Estudantil (PROEST), abriu inscrições para a seleção de candidatos para o Programa Bolsas Carrefour, concedidas a estudantes cotistas negros e negras. Esta seleção é exclusiva para discentes dos cursos de Administração e Engenharia Sanitária e Ambiental, ambos do Câmpus I. As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma presencial, no período de 13 a 18 de setembro, na PROEST, localizada na sala 227, na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire.

Estão sendo ofertadas duas bolsas, definidas com base em aprovação prévia no edital de chamamento público para ações afirmativas. As bolsas serão concedidas semestralmente, com pagamentos mensais, e sua renovação poderá se dar até a conclusão do curso, dentro do prazo regular recomendado pela UEPB. O valor mensal das bolsas é de R$ 1.000.

Para concorrer as bolsas os(as) estudantes precisam preencher os requisitos exigidos no edital como ser negro ou negra e ter ingressado na instituição por meio desse tipo de cota, ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou em escola privada com bolsa de estudo integral, estar regularmente matriculado em um dos respectivos cursos com vaga disponível, possuir renda per capita menor ou igual a um salário mínimo e meio, entre outras exigências.

Os candidatos serão submetidos a entrevistas sociais a ser realizada no dia 19 de setembro, das 13h às 16h, na sala da PROEST. Serão classificados os(as) estudantes que se encontrem em maior grau de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com avaliação realizada pela equipe da Pró-reitoria Estudantil, com fundamento no questionário socioeconômico. O resultado final da seleção será divulgado no dia 25 de setembro.

Confira o edital completo AQUI.

Texto: Severino Lopes