Universidade Estadual da Paraíba divulga carta em favor do Estado Democrático de Direito

Universidade Estadual da Paraíba divulga carta em favor do Estado Democrático de Direito
27 de setembro de 2022

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, em reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (26), a divulgação da Carta da UEPB pela Democracia. Os conselheiros e as conselheiras discutiram a divulgação de uma carta em favor da democracia, aos moldes da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, manifesto elaborado por componentes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e divulgado no último mês de agosto.

O texto foi apresentado pelo professor José Luciano Albino Barbosa, secretário dos Conselhos Superiores e chefe de Gabinete da Reitoria. O docente afirmou que a ideia lhe foi apresentada pelo professor José Cristóvão Andrade, pró-reitor de Cultura e aperfeiçoada por sugestões de diversos servidores. Durante a discussão, foi reiterado que a carta tem caráter apartidário e a apresentação de um documento deste tipo se faz necessária pelo atual momento do país, de constante ataque às instituições e ao estado democrático de direito. A Carta da UEPB pela Democracia foi aprovada no Consuni por unanimidade.

A “Carta da UEPB em defesa do estado social, da educação pública, gratuita e laica, da ciência e da tecnologia” pode ser acessada AQUI.