Universidade Estadual da Paraíba recebe vista técnica da Sudema para obtenção de licença ambiental

Universidade Estadual da Paraíba recebe vista técnica da Sudema para obtenção de licença ambiental
28 de julho de 2022

Sustentabilidade, gestão adequada dos resíduos sólidos e cuidado com o meio ambiente. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenação de Sustentabilidade, vinculada à Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA), está pleiteando uma licença ambiental junto a Superintendência de Administração do Meio ambiente (Sudema). O pedido já foi solicitado, e na manhã desta quinta-feira (27), foi realizada uma visita técnica no Câmpus I da Instituição.

A visita começou pelas Clínicas e Laboratórios do Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS), se expandindo para outros espaços da Instituição. A equipe foi acompanhada pela professora, Weruska Brasileiro Ferreira, coordenadora do Comitê de Sustentabilidade; pela pró-reitora de Infraestrutura, professora Alessandra Teixeira, pela diretora do CCBS, professora Nícia Stellita da Cruz Soares, entre outros professores.

A professora Weruska Brasileiro explicou que esta licença ambiental é uma exigência da legislação, e que para ser obtida a instituição precisa se adequar às normas ambientais. Para isso, a UEPB que tem atuado para garantir uma gestão socioambiental sustentável com uma agenda ambiental definida, fez algumas intervenções, especialmente na gestão e manuseio correta dos resíduos sólidos. A pró-reitora de Infraestrutura, Alessandra Teixeira, enfatizou que a Universidade tem realizado várias ações para se adequar às exigências da legislação, e acrescentou que a partir da obtenção desta licença, a Instituição poderá ter a renovação de convênios, principalmente dos serviços de Saúde.

Na visita, feita pelos técnicos Itaberaba Nazareno Cavalcanti Junior, Waluska da Silva Nóbrega e Paloma Carvalho Flain, foi observado, entre outros pontos, como a Universidade está realizando o descarte de resíduos sólidos, resíduos líquidos e no tratamento destes materiais. Após percorrer vários setores do CCBS e conhecer algumas ações da UEPB na área de gestão ambiental, Itaberaba Nazareno fez uma avaliação positiva da visita. “Essa pedido de licenciamento ambiental da UEPB serve para regularizar toda a operação do Câmpus, tanto dos serviços prestados ao público externo, como das atividades acadêmicas que todos os setores desenvolvem”, observou.

Entre outros pontos, a equipe visitou o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES), a Clínica Escola de Enfermagem, onde funciona a Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF), as Clínicas de Fisioterapia, Odontologia e Psicologia, a Farmácia Escola, o Biotério, os laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), entre outros equipamentos. Após esta visita técnica será gerado um relatório e posteriormente feita uma análise para ver se existem pendências de informações de documentos junto ao corpo do processo de licenciamento. Depois disso, a licença é concedida. A perspectiva, conforme adiantou Itaberaba Nazareno, é que entre 30 e 45 dias a UEPB obtenha da Sudema sua licença ambiental.

Texto e fotos: Severino Lopes