Universidade Estadual da Paraíba recebe vista técnica da Sudema para obtenção de licença ambiental

28 de julho de 2022

Sustentabilidade, gestão adequada dos resíduos sólidos e cuidado com o meio ambiente. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenação de Sustentabilidade, vinculada à Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA), está pleiteando uma licença ambiental junto a Superintendência de Administração do Meio ambiente (Sudema). O pedido já foi solicitado, e na manhã desta quinta-feira (27), foi realizada uma visita técnica no Câmpus I da Instituição.

A visita começou pelas Clínicas e Laboratórios do Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS), se expandindo para outros espaços da Instituição. A equipe foi acompanhada pela professora, Weruska Brasileiro Ferreira, coordenadora do Comitê de Sustentabilidade; pela pró-reitora de Infraestrutura, professora Alessandra Teixeira, pela diretora do CCBS, professora Nícia Stellita da Cruz Soares, entre outros professores.

A professora Weruska Brasileiro explicou que esta licença ambiental é uma exigência da legislação, e que para ser obtida a instituição precisa se adequar às normas ambientais. Para isso, a UEPB que tem atuado para garantir uma gestão socioambiental sustentável com uma agenda ambiental definida, fez algumas intervenções, especialmente na gestão e manuseio correta dos resíduos sólidos. A pró-reitora de Infraestrutura, Alessandra Teixeira, enfatizou que a Universidade tem realizado várias ações para se adequar às exigências da legislação, e acrescentou que a partir da obtenção desta licença, a Instituição poderá ter a renovação de convênios, principalmente dos serviços de Saúde.

Na visita, feita pelos técnicos Itaberaba Nazareno Cavalcanti Junior, Waluska da Silva Nóbrega e Paloma Carvalho Flain, foi observado, entre outros pontos, como a Universidade está realizando o descarte de resíduos sólidos, resíduos líquidos e no tratamento destes materiais. Após percorrer vários setores do CCBS e conhecer algumas ações da UEPB na área de gestão ambiental, Itaberaba Nazareno fez uma avaliação positiva da visita. “Essa pedido de licenciamento ambiental da UEPB serve para regularizar toda a operação do Câmpus, tanto dos serviços prestados ao público externo, como das atividades acadêmicas que todos os setores desenvolvem”, observou.

Entre outros pontos, a equipe visitou o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES), a Clínica Escola de Enfermagem, onde funciona a Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF), as Clínicas de Fisioterapia, Odontologia e Psicologia, a Farmácia Escola, o Biotério, os laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), entre outros equipamentos. Após esta visita técnica será gerado um relatório e posteriormente feita uma análise para ver se existem pendências de informações de documentos junto ao corpo do processo de licenciamento. Depois disso, a licença é concedida. A perspectiva, conforme adiantou Itaberaba Nazareno, é que entre 30 e 45 dias a UEPB obtenha da Sudema sua licença ambiental.

Texto e fotos: Severino Lopes