Universidade Estadual firma convênio com Secretaria do Mercosul para desenvolvimento de ações em parceria

25 de julho de 2022

Com o objetivo de promover a integração entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e os Estados que são membros do Mercosul que resulte em ações de mobilidade internacional de docentes, técnicos administrativos e estudantes, facilidades de acesso à biblioteca do Órgão, dentre outras iniciativas conjuntas, foi realizada no dia 14 de julho, em Montevidéu, a assinatura de um convênio entre UEPB e a Secretaria do Mercosul.

A solenidade de assinatura do convênio contou com a presença do coordenador de Relações Internacionais da UEPB, professor Cláudio Lucena, na ocasião representando a reitora Célia Regina Diniz; do coordenador adjunto do bacharelado em Relações Internacionais e coordenador do Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Governança (CEAPPG), professor Carlos Enrique Ruiz; do diretor da Secretaria do Mercosul, Luiz Gonzaga Coelho Júnior; do embaixador Antônio Simões; do diplomata Marcelo Costa e demais funcionários do Órgão.

O professor Cláudio Lucena destaca que o movimento atual de internacionalização da UEPB percebe que universidades e centros de pesquisa, os parceiros tradicionais, estritamente acadêmicos, não são os únicos nesse novo contexto de mundo. Segundo o docente, outras categorias de atores com os quais a Universidade possa desenvolver e implementar projetos de interesse comum tornam-se essenciais.

“Nesse aspecto o Mercosul tem importância estratégica, porque representa uma integração regional viável, relevante, ainda pouco conhecida, e cujo potencial pode e deve ser explorado, e para isso a UEPB tem condições de contribuir com aproximação, relacionamento, intercâmbio, pesquisas e estudos aplicados. Naturalmente, nada se constrói por acaso, por sorte ou por inércia. O alinhamento e a concretização dessa parceria contou com uma conjunção de fatores que precisa ser adequadamente monitorado e aproveitado pela instituição. Nesse caso, particularmente, pra aproveitarmos um momento de contexto muito favorável, com a presidência do Mercosul a cargo do Brasil, foram fundamentais a visão e atuação de colaboração Sul-Sul do professor Carlos Enrique, o suporte de um grupo valoroso de diplomatas paraibanos do Itamaraty, dos quais destaco Marcelo Costa, e o apoio institucional essencial da professora Célia Regina, por parte da reitoria”, explica o professor Cláudio.

O professor Carlos Enrique evidencia que esta cooperação possui um caráter multidimensional, tendo em vista que a Universidade possui variados campos de saber e de atuação, desde a cultura, passando pelas ciências exatas e biológicas, até as ciências humanas. O Mercosul, por sua vez, por suas diversas instâncias e grupos de trabalho, também atua de maneira multidimensional, promovendo o desenvolvimento em todos os campos. Logo, o potencial de parcerias é grande. “Diante disso, nosso intuito será o de promover o conhecimento desta integração regional para toda a comunidade acadêmica e demais interessados, poder público e iniciativa privada. Aliás, a missão da universidade é sempre ir além muros”, explica.

A articulação deste convênio é uma das ações desenvolvidas em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Governança (CEAPPG) da UEPB, que tem como missão contribuir para a renovação teórica e conceitual da ação pública orientada para o desenvolvimento do Estado da Paraíba. O Centro de pesquisa está voltado para a produção e difusão do conhecimento buscando subsidiar a ação pública governamental, através da pesquisa, da avaliação e monitoramento de políticas públicas e da preparação e formação de quadros para o estado.

Constituem áreas de atuação do CEAPPG: agenda da ONU para o desenvolvimento sustentável; globalização e governança da Internet e direitos humanos, educação e gênero.

Texto: Juliana Marques