Universidade Estadual parabeniza o professor e mestre sanfoneiro Luizinho Calixto pelo seu aniversário

21 de junho de 2022

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), parabeniza o professor e mestre sanfoneiro Luizinho Callixto, pelos seus 66 anos, completados nesta terça-feira (22). Instrumentista célebre, especialmente quando se trata dos oito baixos, Luizinho é professor do Centro Artístico Cultural (CAC) da Instituição desde 2011.

Foi justamente a vinda do artista para a UEPB que permitiu a criação do Curso de Sanfona de Oito Baixos no CAC, tornando possível o acesso ao instrumento para um número crescente de admiradores do gênero. A iniciativa tornou-se pioneira, inspirando, inclusive, outros Estados do Brasil. Desde a implantação do Curso, Luizinho Calixto é o responsável pela formação, acompanhamento e orientação de centenas de jovens e adultos. E, desta experiência, nasceu o primeiro Manual de Sanfona de 8 Baixos voltado à Afinação Nordestina, método inovador idealizado por ele para a didática em sala de aula.

Com a expressiva demanda pelo Curso no CAC, outros profissionais foram agregados nesse âmbito musical, ampliando a formação para diferentes instrumentos, o que permitiu um maior fortalecimento e incentivo não apenas à arte dos oito baixos, mas do acordeom na Paraíba. A atividade, assim, configurou-se como um marco para a manutenção e transmissão dos saberes no gênero, em relação às novas gerações de músicos.

Luizinho Calixto também foi um dos idealizadores e coordenadores do projeto Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos, efetuado pela PROCULT. As preleções dele eram das mais esperadas pelos participantes, não apenas pelas dicas fornecidas sobre o instrumento, mas pela riqueza de detalhes a respeito de seu convívio com verdadeiros medalhões da música nordestina, como Luiz Gonzaga. Para além disso, na UEPB, a presença de Luizinho é certa em eventos variados, a exemplo de fóruns, seminários e minicursos, bem como na programação do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), enquanto músico e instrumentista, mas igualmente como palestrante.

Biografia
Luiz Gonzaga Tavares Calisto, conhecido artisticamente como Luizinho Calixto, nasceu em 21 de junho de 1956 na Rainha da Borborema – o caçula de uma família de 10 filhos, da união de Maria Tavares Calixto e João de Deus Calixto, conhecido como Seu Dideus Calixto (1913-1989). O pai de Luizinho também era um grande tocador de sanfona de oito baixos e sua família, aliás, é conhecida pela excelência e tradição musical.

Vivendo há pelo menos 40 anos do ofício de tocador de oito baixos, o passar das décadas consolidou o compromisso do artista em dar continuidade à arte musical de seu pai e seus irmãos mais velhos. Por isso, uma de suas falas mais frequentes em entrevistas, remonta ao fato de ter orgulho e apreço por ser um dos filhos de “Seu Dideus Calixto” e de sentir-se pertencente a uma herança cultural única no Nordeste.

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Hipólito Lucena