14ª Semana de Pedagogia é aberta com abordagem sobre ciência, formação e qualificação pedagógica

7 de novembro de 2023

A música tocada pelo mestre instrumentista Zé do Pife e pelos seus filhos, o guitarrista Silvio Silva e a instrumentista e Márcia Margarida, deixou professores e estudantes animados. Com trajes de cangaceiros, típicos do folclore nordestino, eles fizeram a plateia dançar e mergulhar na riqueza da cultura regional. O som do trio de tocadores de pífanos marcou a abertura da 14ª Semana de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que este ano acontece dentro da programação do 3º Congresso Universitário da Instituição.

A abertura do evento, que nesta edição discute a “Pedagogia como Ciência a Formação e a Qualificação Pedagoga”, aconteceu no Auditório II da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire. Segundo a professora Val Margarida, uma das organizadoras da Semana, juntamente a professora Margarete Melo, o evento consiste em um espaço importante de discussão para os futuros pedagogos. As atividades seguem até a sexta-feira (10) com palestras, debates e mesas-redondas com professores da UEPB e de outras instituições.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Leonardo Severo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em sua fala, o docente discutiu com os estudantes a perspectiva da Pedagogia como ciência da educação, e nesse sentido, procurou problematizar os principais desafios para os pedagogos e pedagogas nesse cenário contemporâneo.

Na visão do educador, existem desafios conjunturais que afetam os trabalhadores como um todo, como a precarização, a mercantilização e a proletarização especialmente do trabalho pedagógico. Outro obstáculo, segundo ele, é deixar claro quais são as prerrogativas dos pedagogos, o que eles fazem e quais as prerrogativas do exercício da profissão, bem como, o âmbito de atuação profissional. “As respostas para todas essas perguntas ainda constituem desafios para nós da pedagogia”, observou.

Para ele, é importante trazer um tema como este para um evento do porte do Congresso Universitário. “Sem sombra de dúvida, um espaço como este que reúne professores e estudantes dos cursos em torno de temáticas efervescentes como esta, certamente qualifica o debate e nos permite avançar”, afirmou.

Mostras
Com mais de 30 eventos acontecendo simultaneamente em todos os Câmpus da UEPB, o 3º Congresso Universitário seguiu neste segundo dia com as apresentações de novos projetos extensionistas no âmbito da Semana de Extensão. As mostras acontecem no hall da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire. Um dos projetos expostos no evento é o “Comunicando cidades e universidade: Jornalismo e informação intercâmpus”, que na mostra apresenta o tema “Intercampus: ações 2023”, que tem como coordenadora a jornalista da Coordenadoria Comunicação, Juliana Rosas.

Esse projeto, aprovado no último edital de Extensão, conta com a participação de uma estudante bolsista, duas extensionistas, além de contar com a colaboração de profissionais (Codecom). Estudante do 7º período de Jornalismo, Paloma Mahely disse que integrar essa iniciativa tem sido uma experiência enriquecedora, visto que as atividades têm possibilitado que ela conheça outros Câmpus e outras realidades, além de poder colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

Com tema “Diversidade, equidade, inclusão social e digital na UEPB”, o Congresso segue com atividades presenciais e remotas em todos os 8 Câmpus da Instituição, até a próxima sexta-feira.

Texto e fotos: Severino Lopes