24ª edição da Semana de Geografia abre inscrições e faz homenagem ao professor Manuel Correia de Andrade

13 de maio de 2022

O Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizará, entre os dias 23 e 28 de maio, a 24ª Semana de Geografia, que nesta edição faz uma homenagem ao professor Manuel Correia de Andrade (1922-2007), pelos 100 anos do seu nascimento e pelo seu legado à Geografia brasileira. O evento acontecerá de forma híbrida, sendo transmitido on-line, com palestras e mesas redondas realizadas através de videoconferências, mas também presencialmente, com abertura, oficinas, minicursos e apresentações de grupos de trabalhos, na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, Câmpus de Bodocongó.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de maio, neste link. Serão ofertadas quatro oficinas, com o limite máximo de 30 participantes em cada, nas seguintes temáticas: “Decolonialidade: uma abordagem as questões étnicas raciais e sua relação com a capoeira com base na lei 11.465/2008”; “Educação em solos no ensino de Geografia: práticas didático-pedagógicas para o despertar pedológico”; “O processo de ocupação do vale do baixo Paraíba” e “Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de Geografia”.

Já os minicursos abarcarão as seguintes modalidades: “Geografia no novo ensino médio: da teoria das políticas curriculares à prática vivenciada na escola”; “A utilização do CANVA como ferramenta didática no ensino de Geografia” e “África: diversidade e visões”. Os interessados em submeter resumos acadêmicos deverão inscrevê-los até o dia 17 de maio, nos seguintes eixos temáticos: “Relação sociedade e natureza no ensino de Geografia”; “Temáticas físico-naturais da Geografia”; “Temáticas da Geografia Humana” ou “Geotecnologias, cartografia e suas aplicações na Geografia”. As informações sobre formatação e regras de apresentação podem ser encontradas no site do evento.

Sobre o homenageado
O professor Manuel Correia de Andrade foi um geógrafo pernambucano, cujo trabalho intelectual e atuação na pesquisa e no campo do ensino lhe concederam destaque na Geografia brasileira. Com pós-graduações em instituições brasileiras e estrangeiras (na França, Itália, Bélgica, Grécia e Israel), ele exerceu muitas funções ao longo de sua trajetória acadêmica, tendo sido, além de professor, coordenador de curso e chefe de departamento na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Entre as muitas homenagens recebidas em vida, destaca-se o título de Doutor Honoris Causa, concedido por três universidades federais, do Rio Grande do Norte (UFRN), de Alagoas (UFAL) e de Sergipe (UFS). Durante sua trajetória profissional, Manoel Correia foi professor visitante do Curso de Geografia da UEPB, sendo a sua participação fundamental para a consolidação da formação profissional do professor de Geografia, objetivo maior do respectivo Departamento, além de atuar no processo de reconhecimento do Curso de Geografia no âmbito do Conselho Estadual de Educação e para a consolidação do Centro de Educação (CEDUC/UEPB).

Texto: Giuliana Rodrigues