2ª Mostra Ambiental é realizada no Câmpus V com uma vasta programação destinada à comunidade pessoense

1 de junho de 2023

Com o objetivo de possibilitar o diálogo entre a sociedade, a ciência e as diversas entidades envolvidas nas questões relacionadas ao meio ambiente, o projeto de extensão “Mobilização, inclusão e formação de catadores(as) de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa: uma experiência necessária”, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, nos dias 5 e 6 de junho, a 2ª Mostra Ambiental Câmpus V da Instituição.

Para participar do evento é necessário realizar inscrições prévias via formulário eletrônico. Além disso, a organização do evento solicita aos participantes a doação de 1kg de alimento não perecível.

A abertura do evento será dia 5 de junho, às 8h, no auditório Pioneiros, seguida da mesa “O direito a cidade e o papel dos movimentos sociais”, com a participação do procurador da república José Godoy; da presidente da Associação dos ambulantes e trabalhadores em geral da Paraíba, Márcia Medeiros; do representante do Movimento Nacional dos Catadores, Kelson Galdino; da integrante do Fórum de reforma Urbana, Ana Paula Cavalcanti, com mediação da professora da UEPB Martha Simone Amorim.

Na sequência será realizada a mesa redonda intitulada “Projeto João Pessoa sustentável: de que sustentabilidade falamos afinal”, com a participação do professor Alexandre Sabino do Nascimento; do professor Rafael Faleiros de Pádua e do historiador e mestrando Daniel Pereira dos Santos e mediação do professor Vancarder Brito. A programação do dia 5 de junho encerra às 14h com uma visita técnica ao Parque Arruda Câmara (Bica) sob a coordenação do professor Márcio Adriano.

No dia 6 de junho, às 8h, será realizado um debate com a temática “Projeto de Alargamento da praia em João Pessoa”, com a presença do vereador Marcos Henriques e da professora Cristiane Francisca Sassi e mediação professor Cleber Salimon. Em seguida, será realizada a mesa “Educação ambiental e inclusão socioeconômica de catadores/as de materiais recicláveis”, com participação do procurador estadual do Meio Ambiente José Farias Filho, da catadora Maria Dionnys de Oliveira e mediação da professora Maria de Fátima Araújo.

A partir das 10h20 será realizada a palestra “Ações e diretrizes da secretaria do Meio Ambiente do Estado da Paraíba”, com a secretária de Meio ambiente e Sustentabilidade da Paraíba, Rafaela Camaraense. Ainda no dia 6 de junho, às 10h50, será oferecida a oficina “Coleta seletiva solidária e a inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis”, a ser ministrada pelo representante do movimento nacional dos catadores Kelson Galdino e pela professora Maria de Fátima Araújo

A programação será encerrada no dia 6 de junho, às 14h, na antiga Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (EMPASA), com a oficina “Manuseio sustentável dos resíduos orgânicos”, tendo como ministrante a gestora ambiental Silvana Alves dos Santos e com acompanhamento dos professores Maria de Fátima Araújo e Vancarder Sousa.

Outras informações: @projeto.catadoresjp.

Texto: Juliana Marques