2º Seminário Interno sobre Democratização do Ensino Superior faz debate sobre igualdade e diferenças

23 de setembro de 2021

O 2º Seminário Interno sobre Democratização do Ensino Superior da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) acontece na terça-feira (28) trazendo o tema “Equilibrando igualdade e diferenças”. O evento será transmitido pelo canal Rede UEPB no YouTube, nos turnos manhã e tarde, com participação de representantes de poderes oficiais, da sociedade civil e apresentações artístico-culturais.

O seminário foi organizado pela Comissão Pró-cotas UEPB, coordenada pela vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca. Após decisão da Universidade Estadual de apoiar a diversidade entre suas políticas, foram estabelecidas diversas comissões de trabalho a fim de discutir a implementação de cotas para públicos diversos na UEPB, além das atuais dedicadas a estudantes advindos de escolas públicas. Entre as comissões, debate-se cotas dedicadas a povos ciganos, indígenas, negros e quilombolas, pessoas trans (transgêneros, travestis, transexuais), pessoas com deficiência e pessoas egressas das escolas públicas paraibanas.

Neste dia 28 de setembro a Lei do Ventre Livre completa 150 anos de promulgação. Ela foi estabelecida em 1871, à época do Brasil Colônia, quando o país ainda vivia sob o regime da escravidão. Com a norma, teoricamente, eram considerados livres todos os filhos de mulheres escravas nascidos a partir de então.

Participarão do evento a reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz; professores da Instituição; o secretário de Educação da Paraíba, professor Cláudio Furtado; representantes dos poderes legislativo e judiciário; representantes dos povos quilombola e cigano e de pessoas com deficiência, entre outros.

Pela manhã, o seminário acontece de 9h às 12h, prosseguindo à tarde, das 14h às 16h30. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas neste link. Inscritos e participantes terão direito a certificado de 8h.

Texto: Juliana Rosas