5ª edição da Grão Fino Semana de Fotografia define período para inscrições nas oficinas temáticas

5ª edição da Grão Fino Semana de Fotografia define período para inscrições nas oficinas temáticas
26 de outubro de 2022

Começa nesta sexta-feira (28) o prazo para inscrições nas oficinas ofertadas gratuitamente durante a programação da 5ª Grão Fino: Semana de Fotografia. O evento acadêmico será realizado de 9 a 11 de novembro, em formato híbrido, e neste ano integra a programação do 2º Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ao todo, serão ofertadas 160 vagas distribuídas em cinco opções de oficinas.

Todo o processo de inscrições está sendo realizado através da página do evento na plataforma Even 3. Já é possível realizar a inscrição geral no evento, mas a escolha das opções de oficinas só estará disponível para os participantes no dia 28. “Optamos por anunciar previamente a data e horário de abertura das vagas para oficinas para permitir que o público tenha condições iguais de acesso, já que as vagas são limitadas”, explica Rostand Melo, professor do curso de Jornalismo da UEPB e integrante da comissão organizadora.

Serão quatro oficinas presenciais e uma oficina em formato on-line, via Google Meet. As oficinas presenciais serão realizadas sempre a partir das 14h na Universidade Federal da Campina Grande (UFCG), no prédio do curso de graduação em Arte e Mídia. As vagas estão disponíveis para qualquer pessoa da comunidade, sem necessidade de vínculo com a UEPB ou UFCG.

A oficina “Luz e sombra: uma introdução técnica da iluminação para foto” será ministrada pelo fotógrafo Marcos Vinícius Cacho. A oficina será dividida em duas turmas, sendo uma com encontros nos dias 9 e 11 de novembro e outra turma com encontros nos dias 10 e 11. O objetivo é realizar uma dinâmica prática no dia 11, agregando os participantes das duas turmas. A oficina discutirá aspectos técnicos e conceituais da luz aplicada à fotografia, promovendo a experiência em relação ao uso de iluminadores artificiais.

Já a oficina “Foco na botânica: desvendando o mundo das plantas através da mobgrafia” será ministrada nos dias 9 e 10 de novembro pela bióloga Tatiana Ponce de Leon, coordenadora do projeto de extensão Foco na Botânica (Câmpus V da UEPB), que une a arte da fotografia de celular aos conhecimentos acerca da botânica, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e interessante, além de desenvolver o olhar fotográfico e artístico.

A fotógrafa e pesquisadora Nay Jinknss, palestrante da abertura do evento, também vai ministrar a oficina “Estética Racista: Do olhar estrangeiro à Militância”. Nesta oficina, propõe-se a repensar as origens da fotografia para desconstruir as narrativas imperialistas legitimadas por ela, abrindo espaço para outras narrativas. A palestra com Nay Jinknss será no dia 9 de novembro, às 19h no Auditório III da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire. Já a oficina acontece no dia 11 de novembro, às 14h, na UFCG.

Outro palestrante que também vai ofertar oficina é Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia. A oficina “Astrofotografia” será realizada no dia 10 de novembro, às 14h, apresentando técnicas de produção e processamento de imagens que registram temas astronômicos. Além de conceitos e técnicas, a oficina abordará dicas de equipamentos e práticas para se iniciar na Astrofotografia utilizando apenas uma câmera e um tripé. Ainda no dia 10, às 19h, Zurita participa do debate “Astrofotografia: entre ciência e arte”, no Auditório III da Central de Integração Acadêmica.

A única oficina realizada em formato remoto será sobre o tema “Fotografia Negra Brasileira: Desequilíbrios de presenças e resistências visuais contemporâneas”, ministrada pelo professor Daniel Meirinho da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A oficina discute a representatividade e a presença de fotógrafos negros nos festivais, mostras e espaços expositivos nacionais e trata de processos criativos e resistências visuais na fotografia negra contemporânea. A oficina acontece no dia 11 de novembro, via Google Meet.

A Grão Fino Semana de Fotografia é uma realização do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF), que agrega estudantes, pesquisadores e professores dos cursos de Jornalismo da UEPB e Arte e Mídia da UFCG. O evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UEPB, do projeto de Extensão Coletivo F8 e da Mega Álbum encadernações fotográficas. Mais detalhes no site www.graofinofoto.com.br ou no Instagram.