Abertura oficial da 18ª edição do Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB será nesta quinta (14), no Sesc Centro

13 de dezembro de 2023

Tem início nesta quinta-feira (14) a 18ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB. As exibições das mostras competitivas e outras atividades acontecem até o domingo (17). Serão quatro dias de muitos filmes, momento culturais, debates com os idealizadores, exposição de fotografias e outros. Não faltará opções para o público, uma vez que a programação acontece no Sesc Centro, Museu do Artista Popular da Paraíba (MAPP), Teatro Municipal Severino Cabral e Bar do Tenebra.

O Comunicurtas UEPB é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), Departamento de Comunicação (DECOM) e realizado pela Ypuarana Cultural, Parque Tecnológico da Paraíba, Associação Moleka 100 Vergonha e demais parceiros. A abertura oficial terá início às 19h, no Teatro do Sesc Centro. Após, será exibida a “Mostra de Longas”.

Também integram as mostras competitivas do festival “Tropeiros da Borborema”, “Mostra Brasil”, “Estalo”, “Mostra A Ideia é…”; “Tropeiros de Telejornalismo”; “Mostra Som da Serra”; “Mostra Tropiqueers”, “Mostra Território e Liberdade”, e “Mostra Cine Teia”. A temática escolhida para este ano foi “O cinema em Super 8: Experimentações e Fruições”.

O cinema em Super 8 foi uma importante forma de produção cinematográfica, especialmente nas décadas de 1960 a 1980, antes do advento dos formatos de vídeo digital. O Super 8 era um formato de filme de 8mm bastante popular entre amadores e entusiastas do cinema, pois era mais acessível e fácil de usar em comparação com os formatos de 16mm e 35mm, que eram mais caros e requeriam equipamentos mais sofisticados.

Após os dias de exibições, os vencedores serão conhecidos no domingo (17), às 20h30, no MAPP, quando acontece a cerimônia de premiação e encerramento do festival. Vitrine para os amantes do cinema, o Comunicurtas UEPB também tem o caráter pedagógico, conforme destacou o coordenador do Festival, o jornalista Hipólito Lucena, visto que a cada edição envolve diversos estudantes que atuam em toda a logística do evento de forma efetiva. Confira a programação completa do Festival clicando AQUI.

Estreia
Será exibido pela primeira vez o documentário Aristóteles “Tota” Agra (⭐1956 ✝️1999), personagem que marcou a política paraibana nas décadas de 1980 e 1990 com pautas inovadoras e polêmicas, como a questão ambiental e a legalização da cannabis para diferentes fins.

Herdeiro de uma família tradicional, carismático, popular, visionário e controverso, apesar de maldito e combatido por setores conservadores, Tota figurou no centro do debate nacional sobre a maconha. Mesmo com uma vida conturbada e uma morte prematura, sua atuação consistente em defesa desta planta continua viva na memória de muitos, inclusive inspirando atores sociais e instituições contemporâneas que fazem da Paraíba uma vanguarda no uso medicinal da cannabis.

Texto: Givaldo Cavalcanti