Apresentações do 7º Seminário de Extensão dão início ao segundo dia de atividades do 3º Congresso da UEPB

7 de novembro de 2023

Imagine uma universidade inserida no seio sociedade e comprometida com anseios e clamores da população. Um espaço de inclusão, sem muros, nem fronteiras, que leva conhecimento, serviços a comunidades desassistidas das políticas públicas, e ainda contribuiu de forma efetiva para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Esta tem sido uma das missões realizadas de forma sublime e com excelência pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e que ganhou espaço na 3º edição do Congresso Universitário da Instituição. O segundo dia do evento está sendo marcado justamente pela apresentação dos trabalhos inscritos no 7º Seminário de Extensão (SEMEX).

Pela primeira vez, todas as apresentações acontecem simultaneamente apenas nesta terça-feira (7), em todos os Câmpus, de forma remota nos períodos da manhã, tarde e noite. Ao todo, 335 trabalhos estão sendo apresentados ao longo do dia. A pró-reitora de Extensão, professora Socorro Barbosa destacou que o diferencial do 7º SEMEX é justamente a apresentação on-line dos trabalhos, o que possibilita que todas as atividades extensionistas desenvolvidas na cota atual possam ser defendidas pelos autores. Cada trabalho está sendo acompanhado por três professores avaliadores.

“Como o Congresso está sendo descentralizado e híbrido, então o SEMEX, numa forma de reunir todas as atividades de extensão desenvolvidas na última cota, achamos melhor fazer as apresentações on-line” explicou. É uma forma dos estudantes de todos os Câmpus se encontrarem nesta mesma sala. Com essa forma, a gente consegue dar oportunidade aos que estudam à noite e trabalharem durante o dia, apresentarem os seus trabalhos no turno que estudam”, observou a professora Socorro Barbosa.

Após as apresentações os avaliadores computarão as notas para que a PROEX tenha conhecimento dos melhores trabalhos que serão agraciados com o Prêmio Paulo Freire de Extensão. Serão premiados os três melhores trabalhos apresentados no SEMEX em cada área do conhecimento. A premiação acontece na sexta-feira (10), último dia do evento, no Auditório 3 da Central Acadêmica Paulo Freire.

O segundo dia do 3º Congresso Universitário também foi marcado pela continuidade das exposições das Mostras de Extensão. Somente no hall da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire estão sendo apresentadas 31 Mostras, além de exposições de trabalhos e apresentações culturais até a próxima sexta (10). São mostras de Extensão, mostras de Ensino, de Pesquisa e Cultura.

Um dos trabalhos apresentados na mostra pedagógica em consonância com o tema central do evento foi desenvolvido pela estudante Fernanda Almeida, do curso de Pedagogia. O projeto, coordenado pela professora Margarete Melo, trata da análise de livros didáticos sobre a questão racial apresentada nas obras. “Hoje em dia a gente consegue ver um avanço no que é apresentado para as crianças nos ensinos iniciais sobre a cultura indígena e afro-brasileira, além da chegada dos negros no Brasil. Existe um avanço nesses conteúdos, e nesse trabalho a gente procurou analisar esses conteúdos para entender se, de fato, eles estão sendo apresentados de forma benéfica”, observou a estudante.

Outro projeto apresentado no Congresso com banners e fotos, mostra em que consiste o atendimento de pacientes na Clínica Escola do Departamento de Odontologia para a prevenção e tratamento de lesões que possam acontecer na boca e no complexo maxilomandibular. Com tema “Liga Interdisciplinar de Combate ao Câncer Oral”, a iniciativa conta com a participação de professores do Departamento de Odontologia e estudantes da graduação e pós-graduação.

“Com isso a gente consegue muitas vezes fazer diagnóstico precoce de câncer bucal e desordens com potencial de malignização. Além disso, nós somos chamados para cidades circunvizinhas de Campina Grande para fazer busca ativa de lesões. Nessas cidades a gente faz palestras e transmite informações sobre a importância do diagnóstico precoce e fatores de risco do câncer de boca”, explicou a professora Daliana Queiroga.

Com tema “Diversidade, equidade, inclusão social e digital na UEPB”, o evento chega a edição 2023 consolidado e com muitas novidades, sendo a principal delas, o envolvimento de todos os Câmpus da Instituição. Pela primeira vez desde a sua criação, o Congresso Universitário é realizado de forma descentralizada e híbrida, com várias atividades realizadas simultaneamente nos oito câmpus da Instituição.

Texto e fotos: Severino Lopes