Biblioteca Digital conta com acervo de quase 60 mil itens com acesso gratuito para a comunidade universitária

17 de junho de 2022

A Biblioteca Digital da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) existe desde 2010 e a cada dia se consolida como um repositório de trabalhos acadêmicos que oferece conteúdo qualificado nas mais variadas áreas do conhecimento. O acervo, enriquecido pelos estudantes de graduação e pós-graduação, que encaminham seus trabalhos de conclusão de curso para disponibilização na referida plataforma, já conta com quase 60 mil publicações.

De acordo com a diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas, Fernanda Mirelle, a Biblioteca Digital é parte de um repositório institucional que funciona como a memória da Universidade. Tal plataforma está disponível para preservação, reuso, pesquisas e recuperação dos usuários. “Hoje temos um conteúdo originado, sobretudo, da graduação e pós-graduação, que são os trabalhos de conclusão, mas, há repositórios que já armazenam todos os conteúdos produzidos por professores, eventos, pesquisas, entre outros materiais”, esclarece.

A bibliotecária e líder da equipe que gera os sistemas, Camile Andrade, destaca, no entanto, que o conceito de biblioteca digital é diferente de uma biblioteca virtual. “A Biblioteca Virtual é toda na Internet, como no metaverso, em que você entra na biblioteca e pega nos livros. Existe toda uma estrutura criada em 3D e não há um espaço físico. A biblioteca digital é isso que nós temos, existe uma biblioteca e dentro dessa estrutura física existe a versão digital”, explica.

Para aprender como fazer o depósito do material, os alunos contam com cursos que a própria biblioteca oferece. Dessa forma, o setor busca estimular a pesquisa que se baseia em fontes confiáveis e também há o incentivo pelo uso das normas da ABNT de modo correto. A estudante do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Câmpus I, Thávyla Duarte, lembra que soube dessa iniciativa e procurou o suporte da biblioteca para fazer pesquisas do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Precisei para os meus referenciais bibliográficos do TCC. O acervo de lá é extremamente importante, tem um grande mostruário para nós estudantes”, relata.

A estudante ainda acrescenta que as orientações para usar a plataforma apareceram por meio de um minicurso que ensina a utilizar o Portal. Além disso, ela segue recebendo notificações a respeito desse tipo de ferramenta. A Biblioteca Central tem condições de oferecer esse tipo de curso, ministrado pelos próprios bibliotecários, cerca de uma vez por semestre ou de acordo com a solicitação de algum curso da UEPB.

De modo geral, a Biblioteca Digital da UEPB pode servir como uma fonte de dados segura e confiável, visto que todos os trabalhos passam por uma vistoria antes de entrarem no repositório. O conteúdo, acima de tudo, é gratuito e possui credibilidade, algo que é fundamental em um período em que fake news e desiformação são motivos de debate. O link para acesso da plataforma é o https://acervo.biblioteca.uepb.edu.br/

Texto: Rodrigo Silva (Estagiário)