Centro de Ciências Agrárias e Ambientais expõe produtos durante 2ª edição do Areia Mostra Cachaça

28 de abril de 2023

O Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus II, localizado em Lagoa Seca, confirmou presença na 2ª edição do Areia Mostra Cachaça, que acontece de 28 a 30 de abril, na cidade de Areia, no Brejo da Paraíba. Este ano o evento promete reunir cerca de seis mil pessoas durante os três dias de atividades. O CCAA é parceiro do evento e terá a oportunidade de expor seus produtos durante a mostra.

De acordo com o professor José Félix, recém-eleito diretor da Escola Técnica Assis Chateaubrind, no evento será montado um stand do Programa Pró-cachaça do CCAA, com uma estrutura completa para fabricação de cachaça durante os três dias. O professor Félix também participará de uma mesa-redonda onde se discutirá os desafios, soluções e perspectivas para a cachaça de alambique.

A 2ª Areia Mostra Cachaça tem mais de 50 expositores já confirmados. Há ainda uma programação de cursos, oficinas e palestras. A ideia é movimentar o setor da cachaça e estimular a realização de eventos criando novas expectativas.

Um dos produtos mais famosos do Brejo paraibano, a cachaça de cana-de-açúcar se tornou um dos atrativos para os turistas que chegam à região, principalmente no período de frio. A produção de cachaça de alambique impulsiona o turismo, aquece a economia e preserva aspectos genuinamente nordestinos. Sabendo desse potencial o Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, através do seu Complexo Agroindustrial instalou um engenho e passou a produzir a cachaça artesanal.

Esta Mostra Cachaça tem o objetivo de alavancar e destacar toda a cadeia produtiva da cachaça. A iniciativa do evento é da Associação de Produtores de Cachaça de Areia (APCA). A Associação conta com 10 associados, sendo engenhos com suas marcas consolidadas e premiadas no Brasil e em outros países. A cidade de Areia sempre teve seu lugar cativo no desenvolvimento econômico do da paraíba. A arrecadação de ICMS sobre as cachaças do município representa 45% da arrecadação do Estado sobre o produto cachaça.

Texto: Severino Lopes