Centro de Ciências Humanas e Agrárias realiza 7ª edição do Encontro dos Profetas da Chuva da Paraíba

16 de janeiro de 2023

Uma troca de experiência, compartilhamento de informações e como resultado, um prognóstico sobre as chuvas no Sertão da Paraíba. Com esse propósito, o Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus IV, localizado na cidade de Catolé do Rocha, realiza a 7ª edição do Encontro dos Profetas da Chuva da Paraíba.

A iniciativa reúne homens e mulheres da Zona Rural da região Nordeste que elaboram previsões do tempo e de clima a partir de observações das mudanças do ecossistema, da atmosfera, de posição e visibilidade de corpos celestes dentre outros métodos tradicionais de previsão. O evento será realizado no dia 24 de janeiro, no auditório do CCHA.

O diretor do CCHA, o professor Edivan da Silva Nunes Júnior, afirmou que o evento consiste numa troca de experiência entre agricultores da região e a comunidade científica. Ele lembrou que esses agricultores, principalmente os mais idosos, têm uma larga experiência no campo e a partir dos eventos naturais são capazes de prever se o inverno será bom ou regular na região. A perspectiva é que cerca de 30 agricultores de várias cidades sertanejas participem do encontro.

Texto: Severino Lopes