Centro de Humanidades realiza 1º Seminário de Extensão do Humaniza Bosque Carlos Belarmino

23 de novembro de 2022

Desejando tornar públicos os resultados das atividades desenvolvidas no Humaniza Bosque Carlos Belarmino (HBCB), o Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Guarabira, realiza seu 1º Seminário de Extensão. O evento será realizado nos próximos dias 29 e 30 de novembro, ocasião que também celebrará os três anos de criação do espaço. As inscrições para o seminário seguem até o dia 27 do mesmo mês, por este site .

O Humaniza Bosque Carlos Belarmino foi criado 2019, devido à necessidade de inserção de espaços naturais na Instituição. O seu nome homenageia o geógrafo e professor do CH, Carlos Antônio Belarmino Alves, que fez parte da idealização do bosque e que faleceu em 2020, acometido pela covid-19, durante a pandemia. A parte frontal do CH foi organizada para receber mudas vegetais de diversas espécies e famílias, além de pequenas praças, caminhos e uma fonte de água.

Atualmente, o espaço é socializado por toda a comunidade universitária, por meio de lazer, promoção da educação ambiental e capacitação de práticas agroecológicas, além de propiciar um ambiente para atividades permanentes de ensino, pesquisa e extensão. Nos três anos de formação do HBCB, a equipe de professores envolvidos criou o “Programa de extensão para ampliação da discussão e prática dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) em escolas públicas e comunidades do estado da Paraíba”, formado por oito projetos de extensão que possuem nove bolsistas e 20 voluntários.

Por causa do programa, o espaço já recebeu a visita de várias escolas públicas e particulares do entorno, foram apresentados Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) com o tema, publicação de artigos e de relatórios de extensão. A participação no seminário dará direito a certificado de 20 horas. A organização do evento é da Coordenação do Programa de Extensão do Humaniza Bosque Carlos Belarmino, coordenadores de projetos, estudantes bolsistas e voluntários.

Texto: Juliana Rosas