Clínica de Psicologia promove Seminário sobre Escuta Psicológica sob perspectiva histórica e contemporânea

27 de agosto de 2021

O “Seminário sobre Escuta Psicológica: perspectivas históricas e contemporâneas” acontece no próximo dia 3 de setembro, promovido por projeto de extensão da Clínica Escola de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A atividade debaterá ainda saúde mental e políticas públicas e ocorrerá nos turnos matutino e vespertino, de forma remota. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas para estudantes e profissionais de psicologia até 31 de agosto, via formulário eletrônico.

Este seminário advém da atividade do projeto de extensão “Escuta, aconselhamento psicológico e grupo vivencial centrado na pessoa: estudos e produção de conhecimentos”, do Departamento de Psicologia. O projeto já teve outras denominações, sempre com foco na escuta psicológica, e estará completando 13 anos de atividades no mês de setembro. Por meio deste, foi efetivado o Serviço de Escuta Psicológica da Clínica Escola de Psicologia, em 2008.

Ao longo dos 13 anos de existência, o projeto também teve inserção em outros setores da Universidade e mesmo em outras instituições, como a oferta da escuta psicológica na Clínica Escola de Fisioterapia da UEPB, na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), no Ministério Público do Estado da Paraíba e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). As ações extensionistas também se ocuparam da oferta anual de minicursos para a capacitação dos estudantes de Psicologia.

Com a suspensão das atividades presenciais na UEPB devido à atual pandemia, desde o ano passado o projeto tem promovido debates sobre psicologia e saúde mental por meio de redes sociais, publicação de vídeos, informes e divulgação de serviços de saúde e saúde mental.

Segundo a coordenadora do projeto e professora do Departamento de Psicologia, Carla Brandão, “trazer o assunto para discussão neste mês de setembro é também uma oportunidade para evidenciar a importância da escuta psicológica no acolhimento de quem sofre e necessita de suporte emocional e importante recurso para prevenir agravos à saúde mental. No mês em que o suicídio é a pauta de destaque, falar sobre ações de prevenção e promoção saúde oportuniza o diálogo sobre a escuta psicológica nos serviços públicos”, comentou a docente. A professora lembrou ainda que neste dia 27 de agosto, é comemorado o Dia do Psicólogo no Brasil, que há 59 anos tinha a profissão regulamentada no país.

A mesa de abertura do evento será com a professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Sonia Gusmão, fundadora do primeiro serviço de escuta psicológica do estado. A programação será conduzida professora Carla Brandão e extensionistas do programa, e contará com uma mesa redonda sobre saúde mental e políticas públicas, constituída por psicólogas, ex-extensionistas e egressas da UEPB, hoje atuantes no SUS e no SUAS (respectivamente, Sistema Único de Saúde e de Assistência Social) e pela professora Valéria Morais, também do Departamento de Psicologia da UEPB.

Pela participação, será emitido certificado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Outras informações podem ser encontradas no perfil do Instagram @acolhimentopsi.uepb.

Texto: Juliana Rosas