Colação de Grau Extraordinária do semestre letivo 2021.1 marca encerramento de curso para 92 formandos

Colação de Grau Extraordinária do semestre letivo 2021.1 marca encerramento de curso para 92 formandos
17 de dezembro de 2021

Alegria, esperança, sonho realizado e sentimento de vitória. Com essas sensações a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), realizou na manhã desta sexta-feira (18), a solenidade de Colação de Grau Extraordinária do semestre letivo 2021/1. Ao todo, 92 formandos dos diversos cursos de graduação dos câmpus I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII colaram o grau acadêmico. A atividade é sempre um momento de coroamento de uma jornada, e marca o término de uma caminhada e início de outra nova trajetória com novas possibilidades a serem encaradas.

A solenidade, presidida pelo pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão da Silva, com a participação da pró-reitora adjunta de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, foi realizada no hall da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus de Bodocongó, e por conta da pandemia foi organizada de forma híbrida. A exemplo dos semestres anteriores, participaram presencialmente alguns estudantes, enquanto os demais formandos acompanharam a solenidade através da transmissão ao vivo pelo Canal Rede UEPB, no YouTube e numa sala virtual.

A solenidade seguiu todos os protocolos de biossegurança, respeitando todas as normas de aferição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel, distanciamento social e uso obrigatório de máscara, em prevenção à Covid-19. A formanda Aluska Tatiane Cabral Oliveira, do curso de Gestão Pública, recebeu a incumbência de prestar o juramento em nome dos demais formandos. Em seguida aconteceu a cerimônia de conferência do grau acadêmico. A formanda Almira Lins de Medeiros, do curso de Psicologia recebeu o grau acadêmico, conferido pela professora Vagda Gutemberg Gonçalves.

Presidente da solenidade, o professor Eli Brandão fez um discurso emocionado e marcado por reflexão e palavras de otimismo. Em sua terna saudação, o professor Eli desejou êxito aos formandos e lembrou que durante a pandemia a UEPB optou em homenagear como paraninfo das turmas todas as pessoas vítimas da Covid-19, especialmente os professores, técnicos, estudantes e familiares da comunidade universitária da UEPB. Um minuto de silêncio foi feito em respeito à memória das vítimas.

Ao retomar o discurso e aproveitando o momento solene, o professor Eli Brandão manifestou o seu reconhecimento e gratidão aos professores e servidores técnicos administrativos que continuam trabalhando para que a UEPB desenvolva suas atividades, apesar do momento de pandemia. Ele explicou que por conta da pandemia, a UEPB ainda segue com as aulas remotas, sendo que desde abril a Instituição começou a retomar as atividades presenciais exclusivamente para os componentes práticos. Os componentes teóricos somente serão retomados no ano de 2022.

“De modo que foi um exercício de capacitação, criatividade, e de muito esforço e de empreendimento de muitas horas, para que pudéssemos desenvolver de forma criativa e sem perder a capacidade de fazer com qualidade essa tarefa de educação, no meio dessa pandemia”, enfatizou.

Ainda congratulando os formandos ele destacou que a solenidade marca a conclusão de um ciclo de concluintes, e mesmo com a pandemia a UEPB conseguiu fazer a diplomação de cerca de 80% dos concluintes que estavam previstos, mesmo com as restrições e dificuldades que surgiram com a pandemia. O professor observou que a solenidade é ocasião de vitória da UEPB e dos formandos, mas é também um momento de reflexão sobre o presente e o futuro da universidade pública e do país. Ele lembrou que a UEPB é uma instituição pública que aposta na educação como fator de transformação social. Ele destacou que o compromisso da UEPB é o de formar profissionais qualificados, cidadãos críticos, e eticamente comprometidos com um mundo mais justo e fraterno.

“Sabemos que não podemos realizar tudo o que é necessário, mas sabemos que é necessário realizar tudo o que for possível”, disse. O professor Eli ainda lembrou que mesmo em meio às dificuldades, a UEPB manteve todos os programas e bolsas de assistência estudantil, todas as bolsas de apoio acadêmico e não mediu esforços para garantir a qualidade de aulas. Após a solenidade, os graduados assinaram o livro de ata já na condição de novos profissionais.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos