Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprova projeto pedagógico do Mestrado Profissional em Saúde da Família

22 de fevereiro de 2022

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, em reunião ordinária realizada na manhã desta terça-feira (22), a proposta encaminhada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), o projeto pedagógico do Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional (PROFSA). A reunião, presidida pela reitora, professora Célia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, foi transmitida ao vivo pelo canal Rede UEPB no YouTube.

A relatoria do processo foi do conselheiro Sérgio D’ávila Lins Bezerra, que deu parecer favorável e foi acompanhado pelos demais conselheiros. Esta será a primeira vez que a UEPB vai oferecer um mestrado profissional na modalidade a distância.

Em seu parecer, o professor Sérgio detalhou uma série de documentos que atestam que a UEPB está habilitada para o curso, a exemplo da Declaração da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), atestando que a Instituição está cadastrada junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), como associada a rede de Pro-Saúde.

O documento apresenta ainda, o Plano de Ações das Disciplinas que serão ministradas durante o curso e a lista dos professores credenciados. O curso será implantado após a aprovação plena do seu projeto pelos conselhos superiores da UEPB. Quando estiver funcionando, o curso dará oportunidade de capacitação aos profissionais de Campina Grande, que é um dos principais polos industriais do Nordeste e um grande centro universitário.

No ano passado, a UEPB oficializou a adesão ao Mestrado Profissional em Saúde da Família (Pro-Saúde), Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu oferecido por uma rede nacional constituída de 25 Instituições de Ensino Superior, lideradas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em 17 Estados. O programa, apresentado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), visa, entre outros, a consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde e à Gestão em Saúde e à Educação.

O programa conta com a retaguarda do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e tem como instituições demandantes e financiadoras o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. Este mestrado profissional é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado na modalidade de ensino a distância, com previsão de encontros presenciais. As Instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do PROFSA são denominadas instituições associadas e são responsáveis pela execução do curso.

Texto: Severino Lopes