Conselho Universitário aprova proposta orçamentária da Universidade Estadual da Paraíba para o ano de 2022

6 de agosto de 2021

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou por unanimidade na tarde desta sexta-feira (6), em reunião extraordinária, realizada por videoconferência e presidida pela reitora Célia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, o novo orçamento da Instituição para o ano de 2022. A proposta de orçamento para o próximo ano prevê recursos na ordem de R$ 365.701.342,60. Deste valor, R$ 305.622.668,60 são para as despesas correntes de pessoal, R$ 54.518.674,00 para outras despesas correntes e R$ 5.560.000,00 para as despesas de capital.
A proposta relatada pelo professor Geraldo Medeiros Júnior significa um acréscimo dos recursos para a UEPB em 19,20%, em comparação com o orçamento de 2021. De acordo com o conselheiro, este percentual será importante para atender parcialmente às diversas demandas reprimidas ao longo dos últimos anos na Universidade. Esta proposta orçamentária foi elaborada e apresentada pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), e agora será encaminhada para o Governo do Estado, para posteriormente ser votada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
Em relação à proposta inicial, o orçamento também apresenta um acréscimo de recomposição salarial de 5% para os docentes e técnicos administrativos, além da realização de concurso público e descongelamento das progressões relativas aos anos de 2020. 2021 e 2022. A pró-reitora de Planejamento, Pollyanna Xavier, enfatizou que o orçamento aprovado pelo Consuni é enxuto e atende as necessidades urgentes da Instituição, estabelecendo as prioridades que garantirão o bom funcionamento da Universidade.
A peça aprovada foi debatida em reunião do Conselho de Orçamento Participativo (COP) da UEPB, que afirma que a Universidade necessita de um aporte orçamentário para o ano de 2022 compatível às demandas da comunidade e aos compromissos assumidos pela Instituição junto ao Governo da Paraíba. A reitora Célia Regina Diniz enfatizou que a proposta aprovada foi construída de forma coletiva e explicou que na próxima semana a Administração Central apresentará à bancada federal (senadores e deputados), as principais demandas estruturantes da UEPB.
“Além do orçamento da Instituição, nós temos buscado emendas estaduais e federais. Para a infraestrutura, temos buscado a captação de recursos extraorçamentários por emendas federais, como também via orçamento democrático estadual”, observou a reitora.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Reprodução Rede UEPB