Consuni aprova criação de novas bolsas de pós-graduação, curso de Biologia e da Faculdade Letras e Artes

20 de março de 2024

Em reunião ordinária realizada na tarde desta terça-feira (19), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou três novas criações: a do curso de Ciências Biológicas no Câmpus IV em Catolé do Rocha, do Programa Institucional de Bolsas para os estudantes dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (PIBPG) e da Faculdade de Letras, Linguística e Artes (FALLA), do Câmpus I.

A reunião foi realizada via videoconferência e transmitida pelos canais oficiais da UEPB. Foi considerada uma tarde histórica para a Instituição, com a aprovação de propostas antigas e consideradas relevantes para a comunidade universitária. A apreciação do processo com a proposta de criação do curso de Ciências Biológicas no Câmpus IV, em Catolé do Rocha, teve relatoria do professor e conselheiro Altamir Souto Dias, que deu parecer favorável à propositura.

Foi salientado pelo relator e pelos conselheiros e convidados do Câmpus IV, que a proposta de criação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas constitui uma antiga aspiração do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA). O novo curso dialoga com outros já instalados no Câmpus, terá aproveitamento de docentes de outros cursos e não irá gerar impacto orçamentário imediato. Assim como vem preencher uma necessidade acadêmica e profissional da região.

Sendo oferecido no período noturno, também irá gerar maior aproveitamento e ocupação do Centro neste turno. Após deliberação dos conselheiros, falas de professores do CCHA e apontamento das vantagens do novo curso, bem como após dirimirem-se algumas dúvidas, a proposta foi aprovada por unanimidade

Em seguida, o professor e conselheiro Gustavo Henrique Esteves foi relator do processo que partiu da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP), que encaminhou proposta de criação do Programa Institucional de Bolsas para os estudantes dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da UEPB. Entre outros, o PIBPG tem como objetivo proporcionar melhores condições para o desenvolvimento e a consolidação dos cursos que integram os programas de Pós-graduação da Instituição por meio da oferta de bolsas de estudo, de auxílios aos discentes e contribuir para a formação de recursos humanos de alto nível, fundamentais ao desenvolvimento da região Nordeste e também do Brasil. O professor Gustavo deu parecer favorável à proposta e, após deliberação, que incluiu falas do pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime Bezerra, esta foi aprovada por unanimidade.

Por fim, foi apresentada a proposta de criação da Faculdade de Letras, Linguística e Artes por uma Comissão de pareceristas, formada pelos professores José Arlindo de Aguiar Filho e Cleber Ibraim Salimon; pela servidora técnica-administrativa Fernanda Mirelle de Almeida Silva; e pela estudante Emmanuelle Albuquerque Chaves. O professor Cleber leu um longo parecer, que foi seguido de longa deliberação, composta de algumas dúvidas e muitas saudações pela formação da nova faculdade. A Comissão foi de parecer favorável à criação e esta foi aprovada por unanimidade pelo Consuni.

A Faculdade de Letras, Linguística e Artes será formada pelo que hoje são o Departamento de Letras e Artes; Cursos de Graduação na modalidade Licenciatura: Letras Português, Letras Inglês e Letras Espanhol; e cursos de Pós-graduação Stricto Sensu como o Mestrado em Literatura e Interculturalidade e Doutorado em Literatura e Interculturalidade, todos do Câmpus de Campina Grande.

Texto: Juliana Rosas