Coordenadoria de Esportes e Lazer celebra parceria com Tropa Campina e projeto em escolas públicas

27 de fevereiro de 2024

A Universidade Estadual da Paraíba, por meio da Coordenadoria de Esportes e Lazer (Coel), celebra, nesta quarta-feira (29), uma nova parceria com a equipe de Futebol Americano Tropa Campina. O ato que marcará a renovação da parceria acontece às 9h, no Departamento de Educação Física, localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Câmpus I da UEPB, em Campina Grande.

Na ocasião estarão presentes, a pró-reitora Estudantil, professora Núbia Nascimento, a chefia do Departamento de Educação Física e representantes da Coel, além de jogadores e comissão técnica da equipe do Tropa Campina. O objetivo da parceria, conforme destacou a equipe da Coordenadoria, é divulgar a modalidade de futebol americano entre os estudantes da UEPB para criação da equipe universitária, além de recrutamento de estudantes para o projeto de extensão que contará com a modalidade de “Flag football”, a ser desenvolvida em escolas de Campina Grande.

Um dos incentivadores da parceria é o professor José Eugênio Eloi Moura, que destacou a importância do trabalho a ser realizado nas escolas públicas, favorecendo a prática desta modalidade esportiva. Uma das primeiras ações da parceria será uma seletiva que acontece no próximo domingo (03), das 14h às 16h, no Departamento de Educação Física.

Esta é a segunda parceria firmada entre a UEPB e a Tropa Campina. A primeira parceria foi celebrada em 2014. Na ocasião, a Universidade cedeu o local de treino da equipe, além de assistência aos atletas aos serviços das clínicas escolas do CCBS. A parceria foi bem sucedida e rendeu boas conquistas. Em 2016, o Tropa Campina/UEPB foi campeão da Liga Nordeste de Futebol Americano e conquistou acesso para a Superliga Nacional de Futebol Americano 2017, a primeira divisão da modalidade.

Fundado há 10 anos, o Tropa Campina/UEPB, manteve por muito tempo, uma parceria com o Departamento de Educação Física (DEF), o chamado Tropinha Flagball, voltado para crianças na faixa etária de 6 a 15 anos que querem aprender a jogar futebol americano.

Texto: Severino Lopes