Coordenadoria de Inovação Tecnológica realiza depósito de patente na área da engenharia de processos

15 de março de 2024

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) celebrou o depósito de mais um pedido de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Desta vez, trata-se de um instrumento digital para caracterização do tamanho do maior poro de uma membrana.

O instrumento digital tem a aplicação pela realização do método de ponto de bolha. Esta patente compreende um processo para determinação do tamanho de poro da membrana, implementado por um equipamento que aplica pressão em uma porção inferior de um conjunto de fixação da membrana, sendo a bolha detectada em um meio compreendido em um módulo disposto sobre o conjunto de fixação. Assim, é responsável por promover precisão e acurácia na determinação do tamanho de poro, além da praticidade e simplificação para fabricação do equipamento.

A tecnologia é resultado das pesquisas desenvolvidas pelos docentes Carlos Antônio Pereira de Lima, do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGTA), Geralda Gilvânia Cavalcante, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, em colaboração com a pesquisadora Keila Machado de Medeiros, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Além da importante contribuição dos discentes Carolina Fontes de Sousa, estudante do Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da UEPB e Airan Magalhães Moura, discente do curso de Engenharia de Materiais da UFRB.