Coordenadoria Tecnológica divulga edital do Prêmio de Inovação da Universidade Estadual da Paraíba

13 de outubro de 2022

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica (INOVATEC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou o edital referente ao Prêmio de Inovação Tecnológica da UEPB. A iniciativa vai valorizar e reconhecer as melhores invenções realizadas por cientistas e pesquisadores da Instituição. As inscrições podem ser realizadas a partir desta quinta-feira (13), até 5 de novembro, através deste link.

Criado por meio de Resolução do Conselho Universitário (Consuni), o Prêmio de Inovação visa incentivar a proteção da propriedade intelectual e inovações tecnológicas no âmbito da UEPB. A premiação homenageia os esforços bem-sucedidos dos docentes, discentes e servidores que realizam pesquisas inovadoras, visando contribuir para desenvolvimento tecnológico, econômico e científico no ambiente da propriedade intelectual, permitindo inclusive o auxílio no desenvolvimento dos ecossistemas de empreendedorismo inovador do Estado da Paraíba.

A iniciativa tem como o objetivo ainda valorizar os pesquisadores e os programas de pós-graduação credenciados, e que desenvolveram pesquisas inovadoras passíveis de proteção; seja por patente, desenho industrial ou programa de computador e que detenham notória relevância para a inovação tecnológica do País.

Os interessados podem concorrer nas categorias: “Patente”, “Desenho Industrial”, e “Programa de Computador”. Serão concedidos os prêmios de “Melhor Pedido de Patente”, “Melhor Pedido de Desenho Industrial”, “Melhor Programa de Computador” e “Programa de Pós que possui o maior número de docentes com tecnologias depositadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)”. Todos os inscritos devem ter tecnologias depositadas pela INOVATEC no INPI.

A divulgação da lista dos finalistas será no dia 2 de dezembro, enquanto a cerimônia de premiação acontece no dia 9 do mesmo mês. Confira o edital completo do prêmio clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes