Curso de Arquivologia e Arquivo Central da UEPB integram programação da 6ª Semana Nacional de Arquivos

2 de junho de 2022

Palestras, oficinas, rodas de conversa, exposição, visita mediada, são algumas das atividades realizadas, de 6 a 10 de junho, como parte da programação da 6ª Semana Nacional de Arquivos (SNA), que conta com a participação do curso de graduação em Arquivologia, Projeto Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA) e Arquivo Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Na Paraíba, além da UEPB, as atividades são desenvolvidas em parceria com o Grupo de Estudos Arquivísticos (GEARQ), Arquivo Central da Universidade Federal da Paraíba, Arquivo Público do Estado da Paraíba, Fundação Casa de José Américo, Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba (SRTB/PB), Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB).

A programação do evento está articulada à temática #SomosArquivo, que é um convite às organizações e profissionais de arquivo do país para a dialogar sobre o que significa atuar nos arquivos e o que seus acervos realmente refletem: histórias. De acordo com a coordenadora do bacharelado em Arquivologia da UEPB, professora Eliete Correia dos Santos o tema do evento suscita reflexões sobre as possibilidades de identificar a sociedade a partir das narrativas presentes nos arquivos que podem ser definidos como lugares de memória e, também, espaços de diálogo.

A abertura das atividades na Paraíba será realizada no dia 6 de junho, às 9h, no canal do projeto SESA. Na UEPB, o auditório do câmpus de João Pessoa sedia, na quarta-feira, 8 de junho, às 9h, a mesa de diálogo “Governança Arquivística: O Papel do Arquivo Público Estadual na Gestão Governamental”. O evento, promovido pelo Arquivo Público do Estado da Paraíba, conta com a participação da docente do Departamento de Ciência da Informação, Isa Freire, do secretário de planejamento, orçamento e gestão do Estado da Paraíba, Gilmar Martins e do deputado estadual Raniery Paulino.

Também na quarta-feira, 8 de junho, às 14h, no auditório da Biblioteca Central da UEPB, com transmissão em tempo real pelo canal Rede UEPB no YouTube, será realizada uma roda de conversa, promovida pelo Arquivo Central da UEPB, com a temática: “A trajetória da criação do Arquivo Central da Universidade Estadual da Paraíba: desafios e perspectivas”. O evento conta com a participação dos professores de Arquivologia da UEPB, Esmeralda Porfírio e Josemar Henrique de Melo, das arquivistas da UEPB, Hilza Cavalcante e Marília Ribeiro e do arquivista da UEPB Rafael Melo. De acordo com a coordenadora do Arquivo Central da UEPB, professora Esmeralda Porfírio, o órgão de natureza complementar foi criado através da Resolução UEPB/CONSUNI/003/2021, e “participa pela primeira vez da SNA, no intuito de mostrar à comunidade arquivística o compromisso que a UEPB tem assumido com relação às políticas arquivísticas institucionais”, explica.

No dia internacional do arquivo, 9 de junho, o bacharelado em Arquivologia da UEPB promove atividades que são parte da programação da SNA. No turno da manha, às 8h, no auditório Pioneiros, será entregue a Premiação do Concurso Jovem Arquivista- UEPB 2020 e 2021. A partir das 8h30 será realizada a palestra “Vivências e convivências nos arquivos: relato de experiência do Procon-PB”, com o Gerente de instrução processual e cartorial Emannuel Arantes Lima Silva, a professora da UFPB, Julianne Teixeira e Silva e mediação da professora Eliete Correia dos Santos.

Na sequência, haverá a palestra “Vivências e convivências nos arquivos: relato de experiência na Fundação Casa de José Américo”, a ser ministrada pela Gerente Executiva de Documentação e Arquivo, professora Lúcia de Fátima Guerra Ferreira e mediação da professora da UEPB, Bárbara Carvalho Diniz e do arquivista da UEPB, Rafael Melo Gomes de Araújo.

Também será realizada, a partir das 14h30, no Laboratório de Conservação, Restauração e Encadernação da UEPB (Lacre), a oficina “Introdução ao processamento técnico para conservação de documentos em suporte de papel”, a ser ministrada pela professora da UFPB, Maria Meriane Vieira Rocha e pela professora da UEPB, Ismaelly Batista dos Santos. UEPB.

No turno da noite, a partir das 19h, no auditório Pioneiros, será realizada a palestra “Vivências e convivências do/com digital: a experiência na Empresa Soluções Digitais”, com o representante da Empresa Soluções Digitais, Daniel Falcão e mediação do professor da UEPB Josemar Henrique de Melo.

Acesse a programação completa da Semana Nacional de Arquivos na Paraíba aqui.

Texto: Juliana Marques