Debates em filosofia, geografia, fisioterapia e ética marcam a terça-feira no 3º Congresso Universitário da UEPB

8 de novembro de 2023

O 3º Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) seguiu bastante movimentado nesta terça-feira (7), segundo dia do evento. Além de estudantes e servidores da Instituição, o Congresso agrega visitantes que vão desde crianças do ensino fundamental a ouvintes de outras instituições, ademais dos convidados externos.

Atividades do 1º Colóquio Nacional de Filosofia da Religião da UEPB, da 6º SimFisio – Fisioterapia Baseada em Evidências: Da análise científica à prática clínica, da 25ª Semana de Geografia: interconexões geográficas entre natureza, sociedade e ensino e do Comitê de Ética no Uso de Animais foram alguns dos destaques da tarde de terça.

Também na terça-feira (7), a reitora, professora Celia Regina Diniz, percorreu todos os estandes da Mostra de Extensão do Congresso, ouvindo as explicações e conversando com estudantes e docentes. As atividades do turno na 6º SimFisio foram de apresentações orais e pôsteres. Uma das apresentações foi a das estudantes de Fisioterapia Rayssa Lima, Gabriela Bezerra, Jéssica dos Santos, Maria Jeovanna Soares, Nicole Carvalho, Rosalba dos Santos e Mirelly Abilio, que explanaram o trabalho “Intervenção fisioterapêutica na independência funcional das atividades de vida diária em idosos: uma revisão integrativa”.

Uma ação conjunta da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e do Comitê de Ética no Uso de Animais promoveu o minicurso “Desafio das pesquisas com animais de Biotério – Importância do bem-estar dos animais e tipos de análise morfológica”, com os ministrantes Daniel de Araujo Viana, professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e Marta Lorena Speck da Silva, bióloga da mesma instituição.

Marta não somente defendeu o bem-estar dos animais em pesquisas científicas como explicou a relevância da prática, por questões éticas e técnicas. Afirmou que o principal desafio é a educação e a conscientização sobre o bem-estar dos animais, uma vez que por muito tempo o assunto não era debatido ou era visto como algo secundário.

Na tarde deste segundo dia de Congresso, um dos espaços mais movimentados era o dos “Brinquedos populares numa aproximação com o ensino de ciências”, que faz parte do “Grupo de extensão e pesquisa em popularização e comunicação pública da ciência”. Um dos presentes e participantes do projeto era Josenildo Lima, servidor da Instituição, doutorando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCEM), na área de concentração Ensino de Física, além de pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas. Sua pesquisa tem como objeto o ensino da Física por meio do cordel.

O professor substituto do curso Licenciatura em Física do Câmpus de Araruna, Thiago Santos, é também doutorando do PPGCEM. “Gosto de dizer que a minha sequência profissional e acadêmica está se desenhando toda na UEPB. E isso é muito importante para mim”, disse. Ele explicou que a construção da sua atual pesquisa foi um processo, por sempre ter contato com atividades de popularização da ciência. Mas notava que, mesmo a Física sendo algo presente no cotidiano de todos, ela é considerada difícil. “Observamos essa necessidade extrema de fazer com que a Física, e a ciência de uma maneira geral, se aproximasse das mais variadas camadas do público e não ficasse limitada aos ambientes escolar e acadêmico”, comentou Thiago.

“Como chegar nas pessoas que não dominam a linguagem complexa que a ciência utiliza?”. Com essa pergunta e entrelaçamentos dela, o professor do PPGCEM, Marcelo Germano começou com o Grupo de extensão e pesquisa em popularização e comunicação pública da ciência, que existe desde 2014. “Brinquedos populares, por exemplo, têm muita Física por trás. É uma forma de a gente poder dialogar. Esta é a ideia do projeto”, afirmou o docente.

Continue acompanhando o a 3ª edição do Congresso Universitário da UEPB em https://eventos.uepb.edu.br/congressouniversitario/ e https://www.instagram.com/congressouniversitariouepb/.

Texto e fotos: Juliana Rosas