Delegação da Universidade Estadual da Paraíba conquista quatro medalhas nos Jogos Universitários

27 de setembro de 2022

Ouro, prata e bronze. Lugar de destaque no pódio. E uma conquista inédita. Os atletas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), apoiados pela Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) a pela Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL) da Instituição, fizeram bonito nos Jogos Universitários disputados entre os dias 18 a 25 de setembro, na cidade de Brasília (DF).

Competindo com atletas de alto nível, eles conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze, garantindo presença no pódio e elevando o nome da Paraíba nas categorias que representaram. Ao todo, a UEPB classificou 24 estudantes-atletas para etapa nacional dos Jogos. No total, a delegação da Instituição conquistou quatro medalhas. O destaque foi o atleta de Wrestling, Tawan Medeiros, que conquistou as medalhas de ouro no estilo greco-romano, e medalha de prata no estilo livre.

Já Victor Ferreira, também do Wrestling, conquistou a medalha de bronze no estilo greco-romano e para ampliar o quantitativo de medalhas, a atleta Caline Castro, do Karatê, conquistou a medalha de bronze na categoria adulto feminino -55 kg (kumite).

No JUBs Nacional os atletas da UEPB competiram nas modalidades Karatê, Judô, Wrestling (luta olímpica), Badminton, Xadrez, Tênis de Mesa, Natação e Free fire. Para o coordenador de Esportes, professor Eugênio Moura Elói, as quatro medalhas conquistadas são reflexos de uma dedicação individual de cada estudante-atleta da UEPB e o apoio Institucional que vem contribuindo para o aumento desse sucesso, pois em uma única edição dos JUBs etapa nacional, essa é a primeira vez que a UEPB conquista quatro medalhas.

Este ano a delegação da Paraíba contou com a presença da pró-reitora Estudantil, professora Núbia Nascimento, que foi muito recepcionada por Antônio Figueiredo, presidente da Federação Paraibana de Desporto Acadêmico (FPDA) e demais membros da Comissão que acompanhou os estudantes-atletas das várias Instituições do estado.

Além da professora Núbia, integraram a equipe o professor Eugênio Moura (COEL) que tinha participado do JUBs nacional ano passado; a assessora administrativa Roseane Barros, dirigente e técnica de karatê; e dos professores do Departamento de Educação Física Adjailson Fernandes, técnico do Judô; e Josenaldo Lopes, técnico do atletismo; além dos professores colaboradores Ado Marcelo, técnico de Wrestling; e Wilho Araújo, de tênis de mesa.

O presidente da Federação Paraibana de Desporto Acadêmico (FPDA) Antônio Figueiredo ressaltou que a presença da professora Núbia nesse evento foi de enorme importância, visto que é sempre importante um gestor acompanhar de perto as ações e todo o processo que acontece nessa competição. A professora Núbia Nascimento fez uma avaliação positiva da participação dos atletas da Instituição no JUBS, ressaltando que os estudantes da UEPB competiram com atletas de alto nível, de igual para igual. Ela também destacou a forma com a equipe foi recebida, e reafirmou que aproveitou os Jogos para iniciar conversações visando futuras parcerias.

“A participação da UEPB no JUBS este ano foi bem satisfatória, porque mantivemos contato com várias autoridades do esporte. Conseguimos encaminhar várias parcerias. Foi muito produtivo”, disse. Ela também destacou a importância do esporte para a vida das pessoas e disse que a UEPB continuará incentivando a prática esportiva junto aos estudantes.

Texto: Severino Lopes