Docente da UEPB figura em 23º lugar no Brasil em ranking de cientistas de destaque na área de Ecologia e Evolução

30 de março de 2023

Com uma produção consistente na área de Zoologia e ênfase em Etnozoologia, o professor do Departamento de Biologia e dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) e Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rômulo Alves, passou a figurar na 23ª posição no Brasil e 2046ª no mundo na Edição 2023 do Ranking dos melhores cientistas na área de Ecologia e Evolução da plataforma acadêmica Research.com.

A classificação é baseada na métrica D-index (Discipline H-index), que inclui apenas artigos e valores de citação para uma disciplina examinada. O ranking inclui apenas os principais cientistas com D-index de pelo menos 30 para publicações acadêmicas feitas na área de Ecologia e Evolução.

Bolsista de produtividade 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), atuando como um dos editores chefes da revista “Ethnobiology and Conservation” (Etnobiologia e Conservação), que é indexada na Web of Science e Scopus, o professor Rômulo desenvolve estudos voltados ao uso e conservação de espécies animais, comércio de animais silvestres, etnoecologia, atividades cinegéticas e zooterapia.

A partir desse conhecimento e vivências o docente tem auxiliado na formação de novos pesquisadores em nível de mestrado e doutorado, que após a formação na UEPB passam a integrar os principais centros de pesquisa do país e do exterior, conquistas importantes que evidenciam a vocação da instituição para a pesquisa e para a formação de novos cientistas.

O ranking mundial completo está disponível aqui.

Texto: Juliana Marques