“Educação Libertadora e a Agroecologia” é a atividade do Câmpus II em comemoração a Paulo Freire

26 de agosto de 2021

“Educação Libertadora e a Agroecologia” é a atividade promovida pelo Câmpus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) como uma das celebrações do Centenário Paulo Freire. O Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), localizado em Lagoa Seca, preparou uma programação para o período de 22 a 24 de setembro, que será transmitida ao vivo pelo canal do Núcleo de Extensão Rural Agroecológico no YouTube.

O ano de 2021 está sendo marcado pelo Centenário do Patrono da Educação Brasileira, o educador Paulo Freire (1921-2021). Reconhecendo a importância do seu legado e contribuição para a construção do pensamento educacional brasileiro, a UEPB instituiu a Comissão do Centenário Paulo Freire na UEPB, a qual integra representantes de todos os câmpus para coordenar as ações.

O Câmpus II da UEPB possui atualmente três cursos, sendo dois técnicos, Agropecuária e Agroindústria, e o Bacharelado em Agroecologia. Também conta com o Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (NERA) que, desde a sua criação, em 2012, tem suas ações baseadas na construção coletiva do conhecimento agroecológico, inspiradas em Paulo Freire, valorizando os saberes e práticas das famílias agricultoras e estabelecendo um diálogo horizontal com as famílias e as organizações locais, bem como com a sociedade em geral.

A atividade é voltada a estudantes, docentes, pesquisadores e educadores populares, mestre e mestras dos povos e das comunidades tradicionais, defensores de direitos, gestores públicos e representantes dos movimentos e das organizações sociais. Os participantes poderão se envolver em rodas de diálogos, enviar trabalhos com relatos de experiências ou resumo expandido e participar do concurso “A Arte do Oprimido”, entre as categorias fotografia, desenho e poesia. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas neste link.

Texto: Juliana Rosas