Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental promove ações de sustentabilidade para o meio ambiente

28 de setembro de 2021

O cuidado com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais têm sido evidenciado no mundo contemporâneo e se tornado uma diretriz para a sociedade e os agentes públicos e privados. Esse modelo de pensamento busca progredir e atingir metas que sejam balizadas não apenas por questões financeiras, mas que estejam conectadas à responsabilidade socioambiental. Nessa direção, a sustentabilidade evidencia-se com a possibilidade de promover o crescimento econômico e precaver as necessidades básicas humanas aliados à preocupação com o desgaste e a poluição ambiental.

Diante disso, a empresa júnior do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Consultoria e Soluções em Engenharia Sanitária e Ambiental (Coesa Jr.), tem atuado com projetos que tem como missão promover a sustentabilidade através de soluções ambientais de real impacto. O objetivo é fornecer serviços de alta qualidade, com foco na satisfação dos clientes, parceiros e associados. Dentre os vários serviços que podem ser oferecidos pela Coesa Jr. estão orientações quanto a análise de água, reuso de água, biodigestores, projeto hidrossanitário, geoprocessamento e Cadastro Ambiental Rural (CAR). A Coesa Jr, atende qualquer público, em diferentes áreas de atuações.

No mês de agosto, a equipe da Coesa Jr. esteve reunida com a Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) da UEPB para debater propostas de planejamento do projeto de sistema de esgotamento sanitário. Também esteve em pauta a apresentação dos mapas desenvolvidos pela equipe de Geoprocessamento, que consiste em análise por imagens de satélite que podem contribuir na construção de uma UEPB mais sustentável. Além do coordenador do projeto, o professor Laercio Leal, a reunião contou com a participação da professora do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Weruska Brasileiro e das representantes da empresa Jr, Gabriela Negromonte, Amanda Letícia e Milena D’arc.

Sobre a Coesa Jr.
Composta exclusivamente por alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da, sob orientação dos professores do Departamento, a Coesa Jr. desenvolve-se alinhada com o Movimento Empresa Júnior (MEJ), que busca contribuir com a educação criando um país mais ético e empreendedor. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos e todo o retorno é investido nos alunos, fornecendo treinamentos, capacitações, buscando cursos e realizando viagens técnicas.

A iniciativa já havia sido criada anteriormente no curso de Engenharia Ambiental, mas estava desativada e sem nome definido. Com a chegada do professor Laércio Leal dos Santos, que é o tutor da empresa Coesa Jr, em 2017 ela foi reativada e foi formada uma nova equipe que passou a atuar direcionada ao aperfeiçoamento e em colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo o espírito empreendedor nos estudantes.

Segundo a estudante do 10° período de Engenharia Sanitária e Ambiental, Ana Moreira, que é a diretora comercial da Coesa Jr desde 2020, “a ideia surgiu da necessidade que os alunos sentiam em ter uma vivência empresarial, em que aquele conhecimento teórico, que foi aprendido em sala de aula, fosse posto em prática” explica. A mesma ainda afirma que os professores que os auxiliam sempre incentivaram os estudantes para a reabertura da empresa, e contribuem de forma significativa, estimulando o espírito empreendedor para melhoria da formação acadêmica.

O estudante do 10º período de Engenharia Ambiental, Rogério Lima, que atua com a função de desenvolvedor de projetos, selecionar as equipes e verificar os prazos de entregas evidencia a importância das ações empreendidas pela Coesa Jr. “É algo que pode trazer muitos benefícios para a UEPB e elevar o nível do curso, que será bem melhor visto pelos estudantes que queiram ingressar no curso Engenharia Sanitária e Ambiental, dando novas possibilidades e oportunidades”, avalia.

A Coesa Jr. ainda tem empreendido algumas iniciativas articuladas à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular as instituições públicas do país a implementarem práticas de sustentabilidade. As informações sobre consultoria e soluções em Engenharia Sanitária e Ambiental, processos seletivos, projetos desenvolvidos na UEPB e reuniões, são disponibilizadas nas redes sociais da empresa Coesa Jr.

Texto: Hozana Sousa (Estagiária)