Grupo de Estudos da UEPB promove Colóquio Internacional de Políticas Curriculares em parceria com a UFPB

22 de fevereiro de 2024

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Experiências Escolares (GEPCEE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizam, nos dias 25 a 27 de setembro, o “XI Colóquio Internacional de Políticas Curriculares; o VII Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas e IV Simpósio da Região Nordeste Sobre Currículo”.

Com tema “Eu escrevo para um mundo no qual possa viver”: criações docentes e reinvenções curriculares, o evento constitui-se, segundo os organizadores, em um dos espaços importantes de interlocuções e trocas de saberes entre as comunidades de pesquisadores e iniciantes do Brasil e do exterior.

A programação do evento inclui conferências internacionais e nacionais, mesas redondas, painéis temáticos entre outras atividades culturais. Especialistas na área de diversas instituições do Brasil, estão confirmados na programação como palestrantes.

Além disso, serão oferecidos Grupos de Trabalho (GTs) para aprofundar as discussões em diversas áreas, como, os GTs “Políticas curriculares para o Ensino Superior”, “Políticas curriculares para a Educação Básica”, “Políticas curriculares para a formação docente”, e “ Políticas curriculares, diferença, inclusão e diversidade”. Também estão na programação os GTs “Políticas curriculares e as novas tecnologias da comunicação e informação”, “Políticas curriculares em diferentes espaços educativos” e “Políticas curriculares para pessoas em privação de liberdade”.

Para participar dos eventos, os interessados precisam acessar o site https://www.even3.com.br/xicipc/, e ter acesso às informações sobre inscrições e a programação completa.

A 3ª chamada para as inscrições acontece de 1º de maio a 30 de julho de forma online. O prazo para a submissão de trabalho segue até 30 de julho. A divulgação dos resultados pela Comissão Científica será até 6 de agosto.

A proposta do evento é de construir um espaço onde as reflexões, críticas, análises e ações que envolvem as políticas para a Educação Básica sejam enfatizadas através dos múltiplos olhares de pesquisadores nacionais e internacionais.

Texto: Severino Lopes