Grupo de Estudos de Filosofia abre inscrição para curso de extensão sobre leitura de textos de autoria feminina

27 de fevereiro de 2024

O Grupo de Estudo Benditas Escritas Transgressoras, do Curso de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba está com inscrições abertas para o curso de extensão “Leitura de textos de autoria feminina na interface literatura filosofia”. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas de forma online no período de 28 de fevereiro a 13 de março, por meio de formulário eletrônico.

A fase 4 do curso, coordenado pela professora Maria Simone Marinho Nogueira, acontece de 20 de março a 22 de maio, com encontros quinzenais às quartas-feiras, 17h. A carga horária é de 40 horas, sendo 12 horas síncronas e 28 horas assíncronas. Os objetivos do curso são ler e fomentar a discussão sobre textos escritos por mulheres. Segundo os organizadores, serão discutidos temas sobre o feminismo que, como movimento político-ideológico-filosófico, pode não atender às necessidades de todas as mulheres, visto que há diferenças no tipo de opressão e privações sofridas.

Em sua quarta, fase, o curso terá como referências as obras da escritora Bell Hooks (1952-2021), e também as histórias contadas por Grada Kilomba (1968). Autora, professora, teórica feminista, artista e ativista antirracista estadunidense, Bell Hooks publicou mais de trinta livros e numerosos artigos acadêmicos. Já Grada Kilomba é uma escritora, psicóloga, teórica e artista interdisciplinar portuguesa reconhecida pelo seu trabalho que tem como foco o exame da memória, trauma, género, racismo e pós-colonialismo e está traduzido em várias línguas, publicado e encenado internacionalmente.

O curso terá como ministrante nessa fase, a professora Gilmara Coutinho Pereira, do curso de Filosofia. O público-alvo são os participantes do grupo de estudo, estudantes do curso de Filosofia e Letras da UEPB, bem como do Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI), além de interessados de outros cursos e mesmo de outras universidades.

Texto: Severino Lopes