Inovatec deposita pedido de patente para sistema automático de medição de consumo de energia

14 de julho de 2023

Em pouco tempo, mais um pedido de patente advindo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi protocolado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Desta vez, a inovação está no campo da Engenharia Elétrica e Sistemas Elétricos de Potência, mais especificamente, nos medidores elétricos e eletrônicos, monitoramento e controle de redes de distribuição de energia.

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) realizou o depósito, protocolado no INPI sob o número BR 10 2023 013689 3. O pedido de patente refere-se a um sistema automático de medição de consumo de energia e gerenciamento de redes de distribuição. A principal característica deste sistema é a capacidade de transmitir dados em tempo real, utilizando diferentes formas de comunicação, como cabeamento (fibra óptica, PLC com linhas de energia, linhas telefônicas tradicionais ou cabeamento de dados) ou wireless (radio enlace, Wi-Fi, Bluetooth, RONJA, WiMAX, Mesh, GSM, 3G ou 4G).

Essa inovação é resultado da pesquisa e trabalho conjunto dos inventores Carlos Antônio Pereira de Lima, professor do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA/UEPB); Geralda Gilvânia Cavalcante, professora do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental e do PPGCTA; Vanessa Rosales Conserva, egressa do Programa de Doutorado em Engenharia Ambiental; Keila Machado de Medeiros, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); e Luis Reyes Rosales Montero, professor de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A pesquisa
O professor Carlos conta que a pesquisa iniciou-se com um projeto CELB/SAELPA, em 2001. Para medição remota de energia elétrica utilizando medidor eletromecânico, foi desenvolvido um protótipo em campo e um modelo em laboratório. O projeto foi inicialmente realizado com Luis Reyes, professor da UFCG, como coordenador do projeto P&D.

O docente conta que a proposta inicial surgiu da necessidade de monitorar o consumo de energia elétrica dos dispositivos termoelétricos presente no dessalinizador solar via remota. “Foram medidas as grandezas elétricas para controle e monitoramento do dessalinizador e, com isso, o projeto anteriormente realizado foi adaptado para utilização no projeto de pesquisa de doutorado da aluna Vanessa Rosales, do PPGCTA, em parceria interdisciplinar com o professor Luis Reyes, professoras Geralda Cavalcante, Keila Machado e eu”, relatou o professor Carlos.

O pesquisador coordena o Grupo de pesquisa em tratamentos avançados de água (Grutaa), que, segundo ele, apresenta patentes anteriores com a mesma temática.

Invenção
A invenção que seguiu para patenteamento é um sistema automático de medição de consumo de energia, gerenciamento de redes de distribuição e seus usos, cuja principal característica é um sistema de múltiplas instâncias de coleta e envio de dados, que podem ser associados à rede de distribuição de energia com capacidade de transmitir informações em tempo real, empregando comunicação por cabeamento ou wireless.

O professor Carlos afirmou que o produto pode ser utilizado para diversas aplicações, em todos os locais que apresentem medidor de energia elétrica e permita que sejam coletados parâmetros como energia ativa, reativa e demanda, como também energia ponta, fora ponta e fator de potência.

“O sistema é capaz de monitorar o consumo de energia individualmente, em sub grupos locais, regionais e também na rede de distribuição como um todo, o que caracteriza não só um sistema monitoramento de consumo, mas também uma ferramenta de gerência e um instrumento de análise de falhas no fornecimento e desvios (furtos de energia)”, concluiu o pesquisador.

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica afirmou seguir comprometida em impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e o novo pedido de patente reflete empenho em contribuir para o avanço da inovação para trazer benefícios à sociedade.

Texto: Juliana Rosas