INOVATEC realiza novo depósito para pedido de patente com aparelhos em cirurgias pediátricas

28 de junho de 2023

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) depositou mais um pedido de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A ideia surgiu em pesquisa realizada no Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) e a patente refere-se à inovação em aparelhos utilizados em cirurgias pediátricas.

Desta vez, a inovação está no campo da Medicina, mais especificamente, nas cirurgias pediátricas de correção de malformações e agenesias anorretais. O pedido de patente BR 10 2023 012973-0 apresenta um aparelho revolucionário que utiliza trem de pulsos para a estimulação da musculatura anorretal de crianças. A tecnologia promete avançar significativamente os procedimentos cirúrgicos pediátricos, oferecendo uma abordagem mais eficiente e segura para corrigir essas anormalidades.

A conquista é fruto do trabalho do mestrando Ewerton Franco de Souza, realizado no Nutes sob a orientação do professor Danilo de Almeida Vasconcelos e coorientação do professor Sandy Gonzaga de Melo, ambos do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia em Saúde (PPGCTS), que consideram o compromisso do estudante com a pesquisa e a inovação exemplos inspiradores para toda a comunidade acadêmica.

A INOVATEC afirmou que o setor está empenhado em impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico em diversas áreas e a nova patente é mais um passo na jornada para continuar a apoiar e promover ideias com o potencial de transformar a vida das pessoas.