Laboratório de Ecologia realiza análise da qualidade da água em mais de 60 municípios paraibanos

Laboratório de Ecologia realiza análise da qualidade da água em mais de 60 municípios paraibanos
27 de outubro de 2022

A água é um recurso essencial à vida humana, é algo utilizado todos os dias e que, se não possuir uma qualidade apropriada, pode causar sérios danos à saúde. E é no Laboratório de Ecologia Aquática (LEAQ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que essa análise da qualidade da água em mais de 60 municípios paraibanos é realizada, sendo a única Instituição no Estado a prestar esse serviço de consultoria à Cagepa.

O projeto é coordenado por professores do curso de Ciências Biológicas. Para a professora Juliana Severiano, orientadora no LEAQ, o laboratório é fundamental para buscar melhorias e soluções para o abastecimento de água no Estado. “Fazemos hoje o monitoramento junto à Cagepa, através do projeto ‘Monitoramento de Cianobactérias e Cianotoxicinas em corpos aquáticos da Paraíba’. Ele consiste basicamente em fazer a amostragem e análise da água bruta e água pós-tratamento pra verificar se a quantidade de cianobactérias e a quantidade de toxinas produzidas por essas cianobactérias está dentro dos limites previstos pela lei”, afirma a professora.

As cianobactérias, também chamadas de algas azuis, são microrganismos encontrados em ambientes aquáticos e que produzem substâncias tóxicas, podendo causar danos graves se ingeridas pelos seres humanos. “Quando as cianobactérias crescem em excesso na água, elas se associam geralmente à produção de toxicinas e essas toxicinas causam problemas de saúde na população. Esses problemas são basicamente irritação na pele, problemas nos órgãos como o pâncreas e o fígado, como também problemas neurológicos e até mesmo câncer,” reitera a professora.

Além da análise e feedback feitos com a Cagepa, o Laboratório ainda atua em nível nacional, enviando dados para a Agência Nacional de Águas (ANA). Esses dados são colhidos a cada 90 dias e servem para expor à Agência como é a qualidade da água na Paraíba. A professora Patrícia Cruz, coordenadora do LEAQ, é a encarregada por essa coleta de dados que recebe o nome de Qualiagua. “O projeto Qualiagua se iniciou no ano de 2017 em parceria com a Agência de Águas do Estado da Paraíba (AESA). Nesse projeto, a gente inspeciona hoje 70 sistemas, ou seja, açudes e trechos de rios que são utilizados pela população. Nós coletamos água nesses reservatórios e fazemos a análise físico-química e microbiológica desse sistema, pra que a gente possa dar como retorno à AESA um perfil de como está a qualidade de água desses sistemas,” explicou a coordenadora.

Para os alunos do curso de Ciências Biológicas e também de Química da Universidade, o Laboratório é uma oportunidade para realizar experimentações e pesquisas científicas. Aline Nery é bolsista no projeto e faz experimentações com as cianobactérias colhidas nas amostragens. “A minha pesquisa é mais voltada para a observação de como os nutrientes favorecem o crescimento de cianobactérias. Os nutrientes analisados por mim são o nitrogênio e o fosfato. O nitrogênio facilita o crescimento das cianobactérias porque elas possuem um fixador de nitrogênio em sua composição e o fosfato consegue armazenar. Isso favorece o crescimento dela no ambiente”, contou Aline.

Para conhecer melhor o projeto e acompanhar as atividades desenvolvidas no LEAQ é só seguir o perfil no Instagram (@leaq.uepb).

Texto: Maria Beatriz Oliveira (Estagiária)
Fotos: Luciellen Lima