Laboratório de Síntese de Materiais Avançados do Departamento de Química recebe doação de equipamentos

14 de março de 2024

O Laboratório de Síntese de Materiais Avançados (LABSAMA) do Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu uma importante doação para a continuidade do desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa. O Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC-PB) fez a doação de três equipamentos, que estavam em funcionamento no seu laboratório forense, e que, partir de agora, irão proporcionar significativas contribuições técnicas-científicas para a Universidade.

Fazem parte agora do LABSAMA um cromatógrafo gasoso acoplado a espectrômetro de Massas (GC-MS); um analisador de espectroscopia FTIR, e um cromatógrafo líquido de alto desempenho (HPLC). Os equipamentos doados são de elevados investimentos e ficarão sob a responsabilidade da professora Sara Regina Ribeiro Carneiro de Barros.

Segundo professora Sara Regina, a doação foi viabilizada devido aos resultados de diversos projetos e trabalhos de parceria entre a UEPB e o IPC. Ela destacou ainda que a chegada destes equipamentos na Universidade será fundamental para o avanço na melhoria do ensino e projetos de pesquisas, possibilitando inclusive ampliar e apoiar projetos em andamento e novos na busca de financiamento junto aos órgãos de fomento como o CNPq, Capes, FINEP e FAPESQ, na prestação de serviços especializados para comunidade e empresas regionais.